Maneiras de dar menos ou mais ênfase às ideias em suas frases

Escrito por sarah thompson | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Maneiras de dar menos ou mais ênfase às ideias em suas frases
A forma que você estrutura uma frase pode afetar sua ênfase (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Passagens curtas e longas parecidas terão várias orações. Quando há muitas, talvez seja difícil colocar ênfase em áreas específicas e menos em outras. No entanto, colocar a quantidade certa de ênfase em seu texto é tão simples quanto alterar um pouco a sua gramática e ter cuidado com várias dicas de escrita.

Outras pessoas estão lendo

Use a voz apropriada

Na gramática, a voz se refere a quem está fazendo a ação. Para a voz ativa, o sujeito está fazendo a ação sobre o objeto. Um exemplo disso seria se alguém dissesse: "O cachorro morde a bola". Aqui, o sujeito -- o cachorro -- está fazendo a ação de morder a bola. A voz passiva, ao contrário, refere-se ao sujeito recebendo a ação pelo objeto. Um exemplo de voz passiva seria se alguém dissesse: "A bola foi mordida pelo cachorro". Aqui, a bola não é quem faz a ação mas está levando a porção de sujeito da frase. A voz que você usar depende de onde você quer a ênfase. Use a voz ativa se você quiser dar ênfase ao sujeito fazendo a ação. Use a voz passiva se você gostaria de colocar ênfase na ação que está acontecendo.

Fique de olho no tamanho de suas orações e palavras

Quanto mais curta a oração, mais fortemente a ideia nela será comunicada, de acordo com o Grammar Software (grammarsoftware.com). Do mesmo modo, para mais ênfase, use palavras curtas ao invés de seus longos sinônimos. Por exemplo, use "piorar" ou invés de "exacerbar". Para menos ênfase, coloque frases menores dentro de outra oração. Ao fazer isso, a frase mais curta vira uma oração dependente e se torna aparte dentro daquela oração. Por exemplo, considere as orações: "O garoto tomou a sopa" e "Ele estava faminto". Deixe-as de lado uma com a outra para mais ênfase ou combine-as em "O garoto, já que estava faminto, tomou a sopa". Você pode combinar orações da maneira que quiser.

Fique de olho no fim de suas orações

Coloque palavras chave ou frases no final da estrutura de sua oração para mais ênfase. Por exemplo, "O criminoso segurava sua arma escolhida -- uma faca afiada". Isso dá o máximo impacto. Para menos ênfase, combine a parte final com a inicial. Um exemplo disso seria "O criminoso segurava a faca afiada, sua arma escolhida".

Considere sua pontuação

Certas pontuações pode dar mais ênfase. Por exemplo, travessões e vírgulas dão mais ênfase, pois forçam pausas e portanto transmitem a ênfase na parte final. Um exemplo disso seria: "Ele cantou sobre um tópico que tinha muita importância em seu coração -- liberdade". Você também pode usar uma vírgula nesse exemplo.

Considere seus adjetivos e advérbios

Adjetivos, ou palavras que descrevem um substantivo, e advérbios, palavras que descrevem um verbo, também acrescentam ênfase. Eles compartilham informações sobre o sujeito ou o que está acontecendo em uma oração e portanto encorajam o leitor a prestar atenção ao objeto ou ao verbo aparecendo. Por exemplo: "Ela caminhou para longe rapidamente" é mais forte e chama mais atenção do que dizer "Ela caminhou para longe". Isso também transmite uma informação importante, pois sua rapidez ao caminhar pode ser um fato importante para lembrar em um determinado texto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível