Maneiras divertidas de ensinar regras de sala de aula para os alunos

Escrito por kathryn rateliff barr | Traduzido por mayra chibante
Maneiras divertidas de ensinar regras de sala de aula para os alunos
As regras de sala de aula permitem aos estudantes conhecer quais os comportamentos esperados (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

O primeiro dia de aula traz muita informação e procedimentos para o aprendizado dos alunos. Por exemplo, cada professor tem um conjunto de regras de sala de aula para os estudantes aprenderem e obedecerem. Os educadores devem procurar maneiras criativas de ensiná-las. Ensinar as regras de forma divertida ajudará a turma a aprender e lembrar delas mais rapidamente e, talvez, ficarem mais propensos a aceitá-las.

Regras ilustradas

Na pré-escola até a segunda série, os alunos podem compreender as regras melhor do que podem lê-las. Peça a eles que ajudem, ilustrando-as. Por exemplo, se uma das normas for tratar os outros com respeito ou como eles gostariam que fossem tratados, deixe-os desenhar como seria isso. Utilize alguns dos desenhos ao lado do seu conjunto normativo, lembrando o que você deseja. Alternativamente, peça a cada um para ilustrar as regras e crie seu próprio livro de mandamentos da sala de aula.

Minhas regras de classe

Encoraje a turma do Ensino Fundamental e Médio a participar do processo de regulamentação. Coloque-os em pequenos grupos de três a quatro estudantes e deixe-os criarem normas prospectivas para a sala. Limite as regras de quatro por grupo e peça que cada um deles explique o porquê da escolha. Convide os alunos a encená-las. Depois que eliminar as repetidas, faça uma compilação das melhores. Realize uma votação das top dez e das consequências. Alternativamente, peça aos estudantes que criem uma música de rap para ensinar as ordens.

Jogo de palavras

Em cartões, escreva as regras em frases curtas, como "eu tratarei", "outros como eu quero" e "ser tratado" em três separados. Misture-as e deixe os seus alunos do primário construí-las corretamente. Outra opção é deixar uma ou mais palavras de cada norma em branco, colocando-as em um jogo de palavras cruzadas ou em um caça-palavra. Alternativamente, coloque os vocábulos em um labirinto em que a ordem correta de palavras levará o aluno ao final.

Jogo de combinação de regras

Em uma grade, exponha os cartões com as regras enunciadas e um outro com as normas ilustradas. Embaralhe, coloque-os de volta na grade e deixe os alunos acharem os correspondentes. Como alternativa, liste as regras por categorias como: comportamentos aceitáveis de sala de aula, como fazer corretamente sua lição de casa (nome, data e assunto) ou comportamentos de início e final de aula. Deixe os estudantes colocarem as normas na categoria correta.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível