Maneiras divertidas para ensinar rotinas de salas de aula no jardim de infância

Escrito por michelle blessing | Traduzido por karenini k. viana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Maneiras divertidas para ensinar rotinas de salas de aula no jardim de infância
Seja simples e vá direto ao ponto quando ensinar crianças sobre rotinas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Rotinas de classe são a base de uma sala de aula do jardim de infância de sucesso. As crianças se desenvolvem para a estrutura e rotina, dessa forma, ensinar as crianças o que é esperado delas é um componente necessário no seu dia escolar. Algumas crianças talvez tenham assistido aulas na pré-escola e estejam familiarizadas com a estrutura de um dia escolar. Outras crianças que estejam frequentando a escola pela primeira vez precisarão da sua orientação e suporte para aprender a se comportar propriamente na sala de aula.

Outras pessoas estão lendo

Cronograma imagético

Crie um programa para cada dia e pendure-o onde todas as crianças possam facilmente vê-lo. Use imagens e palavras para ter certeza de que todas as crianças entenderão o que é esperado delas. Por exemplo, você pode usar a imagem de comida para a hora do lanche e uma de um banheiro para indicar a hora de usá-lo. Faça com que as crianças desenhem imagens para a tabela, para que elas sintam que participam no desenvolvimento da rotina de classe.

O professor diz que

Ponha uma surpresa em um dos jogos mais antigos e favoritos feito para ensinar rotinas de classe simples e eficientemente. Explique às crianças que elas precisam fazer o que o professor diz da maneira mais rápida e silenciosa possível. Demonstre a rotina antes, então faça com que eles te imitem quando você disser “O professor diz que”. Por exemplo, mostre às crianças como colocar os livros nas prateleiras e os brinquedos nas caixas. Diga “O professor diz que precisam limpar a sala de jogos” e veja as crianças colocarem os brinquedos e livros no lugar. Fazer disso um jogo ajudará as crianças a se divertirem enquanto aprendem lições de sala de aula e rotinas.

Quem é meu ajudante?

Peça ajuda dos seus estudantes para auxiliá-lo a ensinar rotinas de sala de aula a todo mundo. Escolha um ou alguns estudantes para serem seus “ajudantes”. Faça com que os estudantes demonstrem várias rotinas de classe, como se preparar para as atividades em grupo ou se enfileirar silenciosamente para andarem no corredor. Aprender com seus pares pode ajudar a fixar a informação na mente de uma criança mais rapidamente, e faz com que os ajudantes de sala se sintam especiais e importantes. Rotacione os ajudantes de sala para que nenhum se sinta excluído e para que todos tenham a chance de ensinar e aprender as rotinas com toda a classe.

Cores e decorações

Crie lembretes brilhantes e coloridos para ajudar seus estudantes a lembrar onde as coisas ficam e o que eles devem fazer. Use caixas coloridas perto da porta para colocarem seu dever de casa, assim, os estudantes terão que passar por lá ao entrar na sala. Crie placas grandes e coloridas com regras de sala de aula para eles. Coloque as placas em vários lugares da sala pra que as crianças vejam. Faça com que as crianças criem placas também para colocar em suas cadeiras e mochilas. Deixar que as crianças criem papéis com regras os ajudarão a solidificar a rotina em suas mentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível