Manguito rotador dolorido

Escrito por jennifer loucks | Traduzido por ale grassi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Manguito rotador dolorido
São lesões simples assim que limitam o movimento dos ombros (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A dor provocada por uma lesão do manguito rotador dificulta as atividades do cotidiano. São lesões simples assim, que limitam o movimento dos ombros. O tratamento e fortalecimento ajudam a eliminar a dor e reduzir possíveis lesões futuras.

Outras pessoas estão lendo

Fatos

O manguito rotador é também conhecido como coifa dos rotadores. Ele possui quatro tendões que dão estabilidade aos ombros. Cada um está ligado a um músculo separado, permitindo que os ombros se movimentem em direções diferentes.

Causa da lesão e dor

Os quatro músculos são propensos a lesões devido à localização e movimento que possuem. Tendinite, ruptura e contusão são lesões frequentes. A tendinite é também conhecida como bursite. Ela ocorre quando a bursa, uma espécie de balão de fluídos gordurosos, se inflama. A ruptura ocorre devido a casos extremos de tendinite, fazendo com que os tendões se desgastem e rasguem. A contusão geralmente é causada pela instabilidade ou luxação, quando o ombro se desloca da articulação. É frequentemente relacionada à esportes, enquanto que em alguns casos, as pessoas têm articulações soltas, fazendo com que lesões ocorram mais facilmente.

Sintomas

Os sintomas variam de acordo com a causa e o tipo de lesão. A tendinite é tipicamente na parte superior do ombro, e se agrava com atividades em que os ombros são erguidos. Rupturas têm sintomas semelhantes ao da tendinite. Nos casos em que são abruptas devido à musculação ou esforço, uma forte dor toma conta da área, fazendo com que o ombro fique rijo e fraco. Os sintomas de uma contusão são notados imediatamente, uma vez que um estalo precede a dor. Este estalo é um deslocamento que normalmente volta para sua posição normal.

Diagnóstico

Lesões vão ser diagnosticadas de acordo com os sintomas da dor. Um manguito rotador lesionado demonstra fraqueza ao se levantar o braço. Um diagnóstico final é determinado através de ressonância magnética, onde se pode ver imagens dos tecidos dos ombros. Radiografia ou artrografia podem ser conduzidas primeiramente, entretanto, são exames limitados em termos de informação.

Tratamento

O fortalecimento do manguito rotador fornece estabilidade aos ombros. Este tratamento é recomendado logo após o desaparecimento da dor. A tendinite se trata limitando os movimentos dos ombros. Anti-inflamatórios e compressas frias sobre a área podem ser recomendados. O mesmo se procede para rupturas simples. Rupturas mais severas exigem cirurgias, muitas vezes são tratadas através de terapia, onde um especialista trabalha no fortalecimento dos músculos, recuperando os movimentos dos ombros e do manguito rotador. Uma contusão exige o fortalecimento para prevenir futuros deslocamentos. Caso os tendões se alonguem ao ponto de não evitarem deslocamentos, a cirurgia é a única opção disponível.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível