Mais
×

Como manter a atenção das crianças durante a leitura de uma história

Atualizado em 17 abril, 2017

Elas se mexem, contorcem-se, fazem barulho e você ainda nem começou a ler a história ainda. O que fazer para manter a atenção das crianças durante a hora da leitura? Se você for bibliotecário ou professor, já deve ter se deparado com essa questão. Para muitas crianças, é difícil sentar-se de pernas cruzadas no tapete e ouvir pacientemente um adulto ler um livro. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a construir a magia das palavras no público mirim.

Instruções

Você pode aderir a algumas táticas para prender a atenção das crianças na hora da história
  1. Faça um joguinho com os dedos, sempre do mesmo jeito, no início de cada sessão de história, sinalizando para as crianças que é hora de ficar quieto e ouvir. Tente o seguinte: "As mãos sobre a cabeça eu vou colocar / nos meus ombros e no meu rosto / Na minha cintura e do meu lado / Depois atrás de mim eles vão se esconder / Então lá em cima eu vou colocar/ Os meus dedos para voar, voar, voar / Então os bata, bata, bata / 1 2 3 / E agora veja o quanto quietos eles podem ficar". (As crianças fazem as ações conforme as ouvem)

  2. Use um fantoche para chamar a atenção. Crianças adoram isso e imediatamente concentram-se quando o faz falar ou se mexer. Coloque o ouvido na boca do fantoche, como se estivesse sussurrando alguma coisa para você e depois conte para elas o que ele "disse". Você pode até considerar deixar o boneco ler a história.

  3. Crie vozes diferentes para os personagens das figuras do livro. Não tenha medo de fazer sons bobos ou movimentos engraçados com o corpo. Crianças gostam de ouvir um contador de histórias animado, dramático e que conte com energia e entusiasmo. Quando você lê a história dramaticamente, consegue prender a atenção das crianças.

  4. Faça atentarem-se às figuras. Pense em voz alta durante a história e pergunte para elas: "O que vocês acham que vai acontecer agora". Mas tenha cuidado com essa tática. É muito fácil perder o foco, se as crianças começarem a fazer perguntas ou falarem sobre algo irrelevante para a história. Na maioria das vezes, é melhor manter a ação acontecendo e fazer perguntas mais tarde.

  5. Incentive-as a levantarem e moverem-se. Depois de uma história, faça a brincadeira de dançar e congelar. Coloque um CD de músicas infantis. Peça para dançarem quando a música tocar e para pararem e se fingirem de estátua quando parar. Se quiser ler mais de um livro, deixe-as fazerem algum tipo de movimento físico entre as histórias.

  6. Cante músicas com elas, se vir que estão ficando imapacientes. Crianças adoram cantar.

  7. Mude a história, se os pequenos estiverem entediados com a que você está lendo. Mesmo que esteja no meio de um livro, pegue outro e leia-o. Pode ser que gostem mais do segundo.

  8. Tente não prolongar muito a hora da leitura. Não leia livros ilustrados muito longos para crianças da pré-escola. Elas não conseguem manter a atenção por muito tempo.

Dicas

  • Dê um adesivo quando terminar a roda da hora da leitura, se estiverem atentas.
  • Escolha livros apropriados para a idade. Crianças mais velhas conseguem escutar a um livro com textos, mas as de pré-escola precisarão de livros de figuras mais simples possível.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article