Mais
×

Como manter um banheiro limpo no trabalho

Atualizado em 17 abril, 2017

Um banheiro sujo no trabalho pode refletir negativamente na sua empresa se clientes ou clientes em potencial forem ao banheiro e virem tudo em desordem. Pode levá-los a pensar que a empresa é mal administrada. Lembrar sempre os funcionários da necessidade e da responsabilidade que eles têm em manter limpo o banheiro e de que eles serão responsabilizados aumenta as chances do banheiro ficar agradável e higiênico para todos.

Instruções

Contratar funcionários para fazer a limpeza todos os dias a manutenção do banheiro é uma forma de manter limpo o banheiro do trabalho (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Instrua os funcionários sobre a responsabilidade em manter o banheiro limpo. Adultos sabem que é responsabilidade deles deixar o banheiro limpo ao terminar de usar, mas muitos não o fazem. Informe os funcionários quanto às suas expectativas com relação à limpeza do banheiro em reuniões de pessoal, nos memorandos da empresa ou por e-mail, conforme for necessário. Às vezes, os funcionários precisam ser lembrados de sua obrigação e alertados de que você, como empregador, os responsabiliza.

  2. Mantenha os produtos de limpeza (soluções de limpeza e luvas) em um local acessível. Pode acontecer de um dos funcionários sujar o banheiro ou ter dentro dele algum problema de higiene de ordem pessoal. Incentive os funcionários a manter o banheiro limpo, guardando produtos de limpeza em um local de fácil acesso. Se os funcionários tiverem acesso facilitado aos materiais de limpeza, ficarão mais propensos a limpar o que sujarem. Isso também elimina qualquer constrangimento que um funcionário possa sentir ao pedir material de limpeza.

  3. Estabeleça um sistema de denúncia anônima. Às vezes, acontece de, apesar de todas as regras, avisos e auxílio prestados, funcionários ainda se recusarem a manter o banheiro limpo. Nesse caso, é necessário que outros funcionários o ajudem a identificar o culpado, de modo que você possa abordar o assunto com ele em particular. Depois de ter sido exposta e abordada com relação a sujar constantemente o banheiro, a pessoa pode parar porque sabe que está sendo observada. Comunique à equipe que sua porta está aberta caso desejem denunciar os infratores das diretrizes de limpeza do banheiro e assegure o anonimato de sua identidade.

  4. Instale secadores a ar, saboneteiras e sanitários automatizados. Sanitários com descarga automática, saboneteiras que limitam a quantidade de sabão utilizada e secadores a ar de duração curta, porém potentes, isso tudo contribui na manutenção de um banheiro limpo, pois reduz os materiais que os funcionários utilizam no banheiro e funciona sem precisar que o usuário os opere diretamente.

Dicas

  • Certifique-se de que haja lixeiras instaladas no banheiro. Em geral, quando há toalhas de papel e papel higiênico espalhados por todo o banheiro, é porque não há latas de lixo.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article