Como manter uma dieta hipossódica

Escrito por ehow contributor | Traduzido por rayssa amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como manter uma dieta hipossódica
Mantenha uma dieta com baixo teor de sódio

A maioria dos brasileiros consume aproximadamente 4.000 mg de sódio por dia, embora a Organização Mundial da Saúde recomende 2.000 mg ou menos por dia. Para pessoas com problemas de saúde, diminuir a quantidade de sódio ingerida para 1.500 mg (ou menos) pode parecer impossível. Contudo, uma dieta com baixo teor de sódio não significa uma vida comendo comidas sem graça. Ela pode não ser saborosa, como você se ajustará a ela uma vez que notar benefícios à sua saúde. Leia mais abaixo.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Livros de receita

Lista completaMinimizar

Instruções

    Compras

  1. 1

    Leia os rótulos, prestando atenção às porções. Procure alimentos com rótulos que digam "sem sal", "sal reduzido", "menos sódio" ou "livre de sódio".

  2. 2

    Evite rótulos que digam que o alimento seja conservado em salmoura, em conserva, defumado ou marinado. Essas são palavras que remetem a sal.

  3. 3

    Entenda que procurar alimentos com baixo teor de sódio está mais fácil, uma vez que a demanda aumentou. A maioria dos supermercados agora têm alimentos sem sal, como ketchups, batatas, manteiga de amendoim e bolachas. Muitas lojas de comidas saudáveis e orgânicas oferecem ainda mais opções.

  4. 4

    Compre frutas e vegetais frescos. Se você precisa de vegetais congelados, procure por itens sem molho ou tempero. Às vezes, você pode encontrar batatas fritas orgânicas sem sal adicionado.

  5. 5

    Procure por fermentos com baixo teor de sódio. Eles funcionam com muitas receitas e são fáceis de encontrar em lojas de produtos naturais ou online.

  6. 6

    Seja paciente. Fazer compras saudáveis será um pouco demorado, uma vez que você deve ler os rótulos de diferentes produtos. Contudo, após algumas idas à loja, você começará a saber quais marcas têm menos sódio ou são livres de sal e isso se tornará uma rotina. Eventualmente, suas compras serão rápidas.

    Cozinhando

  1. 1

    Elimine o sal de mesa e pare de inclui-lo ao cozinhar, mesmo se estiver na receita. Se você precisa incluí-lo, coloque menos do que a receita pede. Lembre-se que os alimentos já sódio naturalmente, mesmo frutas e vegetais.

  2. 2

    Compre livros de receitas especializados em comidas com pouco sal. A maioria deles incluem a quantidade de sódio para cada receita; isso lhe ajudará ao planejar suas refeições. Tudo o que for orientado a alimentos saudáveis para o coração também servirá.

  3. 3

    Experimente com ervas e especiarias, vinagres ou limão.

  4. 4

    Faça sua própria massa de pão ou pizza sem sal; é uma maneira ótima de ajudá-lo a permanecer na dieta. Existem vários tipos de receitas disponíveis que usam ingredientes como mel, melaço ou farinha de trigo integral. Se você está nervoso quanto à ideia de fazer pão à mão, uma máquina de fazer pães é uma boa alternativa.

    Comendo fora

  1. 1

    Planeje antes. Se você sabe que comerá fora, tente fazer refeições com baixo teor de sódio para o café da manhã e almoço antes de sair para jantar.

  2. 2

    Frequente restaurantes onde as refeições sejam preparadas conforme sua requisição. Sempre que possível, procure por pratos que sejam grelhados, assados, cozidos ou assados.

  3. 3

    Peça ao garçom que o chef não adicione sal à sua refeição. Normalmente, eles estão dispostos a adaptar o seu pedido o máximo que puderem.

  4. 4

    Faça pedidos simples, sem condimentos ou temperos separados para manter seus níveis de sódio baixos. Azeite e vinagre são ótimas opções para condimentar uma salada. Você sempre pode carregar seus próprios condimentos para incrementar uma refeição, se quiser.

  5. 5

    Coma apenas metade da sua refeição se você sabe que ela contém mais sódio do que sua dieta permite.

  6. 6

    Evite pedir comida frita, sopas ou qualquer entrada com molhos. Massas, sopas e molhos são normalmente bem salgados e podem atrapalhar sua cota diária.

Dicas & Advertências

  • Comidas com baixo teor de sódio terão gosto diferente no começo, mas não desista. Se você continuar com a sua dieta, em seis a oito semanas, seu desejo de ingerir sal diminuirá e as papilas gustativas se ajustarão. Além disso, continuar em uma dieta hipossódica pode ajudá-lo a perder peso.
  • Fale com o seu médico e nutricionista para ajudá-lo a iniciar uma dieta.
  • Se você não vive próximo à uma loja com alimentos com baixo teor de sódio, procure comprar online. Vários comerciantes lhe enviarão seus pedidos. Pimenta e caril em pó, molho barbecue e alguns molhos podem ser bastante salgados. Fazer seu próprio tempero é relativamente fácil e bastante delicioso. Eles normalmente durarão muito. Você pode fazer a maioria dos molhos em grande quantidade e congelá-los. Massas e pães também podem ser congelados.
  • Observe que um item com "sódio reduzido" ou "menos sódio" ainda pode ter sódio demais para a sua dieta. Por exemplo, temperos prontos com "menos sódio" ainda podem conter mais de 300 mg da substância.
  • Se você estiver tomando medicamento diurético, ou outros tipos de medicação, esteja ciente de que alguns substitutos para o sal contêm altos níveis de potássio, que poderá afetar sua medicação. Sempre consulte seu médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível