on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um mapa conceitual para as plantas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O mapa conceitual junta várias ideias para uma pessoa entender melhor o todo. Nesse caso, desenhar um mapa pode ajudar os alunos ou os jardineiros a entenderem o processo que as plantas atravessam (fotossíntese). As pessoas aprendem de várias maneiras, ouvindo ou trabalhando com itens práticos. O mapa conceitual é útil para os alunos visuais, pois ele pode ser desenhado de várias formas. Aprenda a fazer um mapa conceitual com ramificações para seus alunos entenderem as plantas.

Instruções

Ensine seus alunos como as plantas fazem a fotossíntese através de mapas conceituais (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Pense nas palavras principais que vêm em mente sobre o tema que você está tentando mapear e liste-as. Nesse caso, você poderia listar: plantas, água, sol, fotossíntese, dióxido de carbono e solo.

    Loading...
  2. Escreva o conceito mais amplo primeiro, aquele que você está tentando entender como um todo. Circule-o ou faça um quadrado ao seu redor, destacando-o com a cor que você quiser.

  3. Escreva o próximo tema que mais se relaciona com o conceito principal. Escreva-o embaixo da palavra principal e circule-o. As plantas precisam do quê para sobreviverem? Fotossíntese.

  4. Escreva os outros tópicos embaixo dos dois primeiros, dependendo que como se relacionam. O que as plantas precisam para fazer fotossíntese? Elas precisam de água, da energia solar e de dióxido de carbono. Nesse caso, todos os tópicos contribuem da mesma forma para a palavra anterior (fotossíntese), então escreva-os abaixo dela.

  5. Conecte as palavras circuladas com palavras de ligação para o aluno transformar o mapa conceitual em uma frase memorável. Por exemplo, "As plantas realizam fotossíntese usando água, dióxido de carbono e a energia solar" é a frase lida do mapa conceitual do exemplo. A fim de encontrar a palavra de ligação correta, crie um preenchimento para a parte em branco. As plantas (...) fotossíntese? Normalmente, existe mais de uma palavra ou frase que funciona ao desenhar o mapa conceitual. Escolha uma que dê sentido à frase para você e para os alunos.

  6. Adicione palavras onde achar que são necessários detalhes para expandir o mapa conceitual. Nesse exemplo, você poderia adicionar solo ao lado da palavra "planta" e ligá-las com a palavra "crescer". As plantas crescem no solo.

Loading...

O que você precisa

  • Caneta
  • Papel

Recursos

Loading ...
Loading ...