Mais
×

Como fazer uma maquete de um castelo medieval usando papelão

Atualizado em 10 agosto, 2017

Não importa se você está construindo um cenário para um jogo de guerra ou para uma mini estrada de ferro, fazendo um trabalho para a escola ou apenas se distraindo em uma tarde chuvosa, construir uma maquete de um castelo é uma atividade manual divertida e criativa. É fácil fazer uma maquete simples com materiais que você pode encontrar em casa, como papelão, cola PVA e abaixadores de língua. O resultado final é uma impressionante estrutura que evoca a grandiosidade e o romantismo da era de ouro da cavalaria.

Instruções

Os castelos eram os centros de poder da Europa medieval (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Desenhe uma planta do castelo. Decida o tamanho da maquete, a altura das paredes e o número de torres, entradas e outras estruturas que você quer colocar. O papelão fica melhor em torres quadradas do que em redondas.

  2. Corte cada parte das paredes no papelão resistente, do tipo encontrado em caixas de entrega, usando um estilete e uma régua. Para deixar ainda mais duro, faça cada parede com duas camadas de papelão, deixando as ondulações da primeira camada perpendiculares às da segunda. Isso ajuda a evitar que o material sofra deformação quando a cola penetrar nele. Na parte de cima das paredes, faça ameias com partes altas e baixas alternando-se. Essa estrutura permitia que os soldados ficassem protegidos enquanto atiravam flechas para atacar os inimigos.

  3. Junte as paredes do castelo, primeiro colando as camadas e depois as paredes juntas. Talvez seja preciso utilizar fita crepe para manter as paredes juntas enquanto a cola seca.

  4. Faça platibandas na parede usando pedaços de abaixador de língua ou madeira balsa. Você pode fixá-las usando suportes de madeira presos ao chão e fazendo pequenos buracos nas paredes do castelo para segurar as vigas.

  5. Faça os cômodos do castelo. Eles podem ficar soltos ou embutidos nas paredes. Os castelos medievais tinham cômodos como salões de jantar, áreas residenciais, estábulos, capelas, salas de armas e guaritas. Corte o papelão fino em tiras de tamanhos diferentes e cole-as no telhado do castelo para representar as telhas ou a ardósia.

  6. Faça retângulos com o papelão fino e cole-os de forma irregular na parte exterior das paredes do castelo para ficar parecido com as pedras.

  7. Misture areia e cola PVA ou tinta acrílica para formar uma mistura texturizada. Passe a mistura nas paredes do castelo com o pincel para dar uma textura áspera e pedregosa.

  8. Faça os portões do castelo com o abaixador de língua ou um pedaço fino de papelão. Faça cortes finos no papelão usando o estilete para ficar com uma textura semelhante à madeira.

  9. Pinte o castelo com tinta acrílica. Se você tiver usando tinta texturizada, passe uma demão, espere secar e depois pincele a parede de leve com uma cor mais clara para dar destaque. Pinte as passarelas com tons de cinza ou marrom para parecer madeira velha.

O que você precisa

  • Material de desenho
  • Papelão resistente
  • Régua
  • Estilete
  • Cola PVA
  • Fita crepe
  • Papelão fino
  • Abaixador de língua (de madeira) ou madeira balsa
  • Areia
  • Tinta acrílica e pincel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article