Qual a margem de lucro em uma empresa de alimentos?

Escrito por tela lewis Google | Traduzido por elia regina previato
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Qual a margem de lucro em uma empresa de alimentos?
As margem de lucro variam no ramo de alimentos (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

As margens de lucro no negócio de alimentos variam muito, dependendo do tipo de operação. Empresas de venda direta ao consumidor, tais como restaurantes, fornecedores, barracas e trailers vendedores de alimentos podem variar de magros 8% a polpudos 55%. A comercialização sazonal e os custos com publicidade também prejudicam os lucros. A margem de lucro sobre os itens varia de acordo com as mudanças nos preços dos alimentos no atacado e tem o maior efeito sobre a rentabilidade global do negócio.

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Restaurantes com serviço completo

Um restaurante de serviço completo pode esperar em média uma margem de lucro bruto entre 8 e 14%. Fatores dispendiosos incluem aumentos recentes nos custos dos alimentos no atacado e o marketing. As margens de lucro sobre o menu que geram mais lucro são as bebidas, especialmente o vinho, que pode ser vendido por duas ou três vezes o preço de varejo. Outras bebidas incluem a água mineral e o refrigerante, que também dão lucro, como as bebidas alcoólicas. As massas e os risotos frequentemente dão um bom dinheiro, embora os legumes sazonais locais ou orgânicos possam aumentar o preço total do prato. Por causa de aumentos de custos no atacado de alimentos, os restaurantes que servem carnes e frutos do mar costumam empatar ou mesmo ter um pequeno prejuízo com esses itens.

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Restaurantes de serviço completo têm menores margens brutas de lucro (Siri Stafford/Lifesize/Getty Images)

Operações de aprovisionamento

O segmento de aprovisionamento no mercado de serviços alimentícios tem apresentado margens de lucro de 40 a 55%, de acordo com Karl Titz, professor associado do Catering Research Institute. Ele funciona tanto como um negócio adicional independente quanto como uma renda adicional para os restaurantes de marca existentes, e a causa principal disso é a previsibilidade das estações de eventos com alto tráfego, tais como temporada de casamentos, de verão e de festas. Às vezes, quando o ramo de restaurantes está desaquecido, o aprovisionamento preenche a lacuna em um modelo de negócio bem sucedido.

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O aprovisionamento é um tipo de serviço alimentício altamente lucrativo (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Barracas e trailers de alimentos

As margens das barracas e trailers variam muito devido ao tipo de alimentos, desde sorvetes e cachorros quentes até comidas típicas e sanduíches ou espetinhos de carne. O site culinário Chef2Chef.net relata uma margem estimada na casa dos 505. Entre os fatores que afetam os lucros encontram-se a localização, época do ano e condições meteorológicas. Muitos dos trailers e barracas de alimentos contam com as tendências e usam os meios de comunicação social para publicar as suas localizações e promoções. Eles tendem a se localizar em áreas urbanas populosas com pessoas de renda rapidamente disponível. Os lucros também são alcançados ao se evitar o alto custo do aluguel e de pessoal, os quais literalmente "comem" os lucros dos modelos de restaurantes localizados em ambientes físicos regulares.

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Os trailers possuem um variado menu de itens alimentícios (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Fast food

Os restaurantes de fast food operam sob o princípio de valor por centavo gasto. A publicidade e os itens de menu são destinados a maximizar o lucro. Os números de 2007, em uma publicação chamada Fast Food, Addiction, and Market Power no Journal of Agricultural and Resource Economics eram de uma margem de lucro de 8,25% para as cinco principais empresas nos EUA. Esses restaurantes operam com lucro em cada item do menu, porém os acompanhamentos e os refrigerantes possuem as maiores margens.

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Os restaurantes de fast food são feitos para lucrar (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

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