×
Loading ...

Como as mariposas se acasalam?

Atualizado em 17 abril, 2017

Embora diferentes tipos acasalem de diferentes maneiras, os hábitos de acasalamento de mariposas e borboletas pertencentes à ordem de insetos chamados Lepidoptera, são geralmente semelhantes. Na maioria das espécies de mariposas, o macho procura a fêmea para acasalar e em seguida, a fêmea põe ovos fertilizados. Em algumas espécies, no entanto, a reprodução é executada sem acasalamento.

A maioria das espécies de mariposas acasalam e produzem ovos fertilizados (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Ciclo de vida

O estilo de vida da mariposa e da borboleta tem quatro fases distintas. Elas são: a fase de ovo, seguida da fase de lagarta (ou larva), pupa e a fase adulta. Quando chegam à idade adulta, as mariposas gastam seu tempo e energia tentando encontrar um parceiro para se reproduzir. Geralmente as do sexo masculino buscam as fêmeas para acasalar. Os machos têm os olhos um pouco maiores do que as fêmeas, o que lhes permite procurar uma parceira com forma, cor e tamanho adequados.

Loading...

Feromônios

Borboletas e mariposas liberam feromônios para atrair umas às outras para o acasalamento. Alguns machos têm escamas específicas localizadas em suas asas que produzem os feromônios para atrair fêmeas da mesma espécie. Algumas mariposas fêmeas têm glândulas em seus corpos que liberam feromônios para atrair os machos. Os feromônios são importantes para as espécies de mariposas noturnas e que têm cores monótonas, pois permitem que elas usem o olfato para localizar potenciais companheiros. Mariposas machos são capazes de usar suas antenas para localizar as fêmeas até sete quilômetros de distância. O macho então, voa imediatamente até a fonte do cheiro.

Acasalando

Na maioria das espécies de mariposas, após o macho localizar uma parceira em potencial, ele a persegue até que ela caia no chão. Dependendo da espécie, ele pode bater suas asas, mover suas antenas e liberar feromônios de tufos de cabelo em seu tórax, pernas, abdômen ou asas. A mariposa macho então monta a fêmea para acasalar. O acasalamento é geralmente muito breve. Enquanto a maioria das mariposas e borboletas deve se acasalar para produzir descendentes, espécies europeias utilizam um processo de partenogênese para se reproduzir. Na partenogênese, as lagartas eclodem de ovos não fertilizados.

Colocando ovos

Após o acasalamento, as mariposas fêmeas depositam seus ovos agrupados ou individualmente. Elas podem colocá-los dentro de tecidos vegetais, fixá-los em objetos ou deixá-los cair no ar enquanto voam. Em áreas mais frias, os ovos não eclodem até o verão ou a primavera. Larvas de mariposa deixam seus exoesqueletos (revestimento exterior duro) cinco ou seis vezes antes de atingirem o estágio de pupa em seu ciclo de vida. O tempo estimado para que um ovo se torne um adulto pode demorar de 15 dias a dois anos, dependendo da espécie de mariposa, temperatura e comida.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...