Massagens para alívio de enxaquecas

Escrito por heather robson | Traduzido por erika f curto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Massagens para alívio de enxaquecas
Aprenda métodos alternativos para aliviar sua enxaqueca (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

As enxaquecas atormentam cerca de 20% da população. Algumas pessoas sofrem de enxaquecas frequentes, uma condição que resulta em perturbações no padrão de sono, nas rotinas familiares e de trabalho. As mais leves apresentam incômodo, mas a enxaqueca mais severa pode ser debilitante. As pessoas que sofrem de enxaqueca relatam dor intensa, muitas vezes acompanhada de sensibilidade à luz ou ruído, e náuseas.

Outras pessoas estão lendo

Problemas com o tratamento tradicional

O tratamento tradicional da enxaqueca geralmente envolve medicamentos sem prescrição ou para a dor. Existem dois problemas com os tratamentos tradicionais:

O uso excessivo de analgésicos por quem sofre de enxaquecas frequentes pode levar a efeitos colaterais. Os mais comuns são as lesões na mucosa do estômago, levando à formação de úlceras e o desenvolvimento de dores de cabeça crônicas diárias.

O segundo problema é que os analgésicos podem aliviar a dor de cabeça temporariamente, mas muitas vezes não aliviam completamente os sintomas.

Combinar tratamentos tradicionais com massagem terapêutica pode ajudar a reduzir os sintomas. A massagem terapêutica regular pode até mesmo ajudar a prevenir o aparecimento da enxaqueca.

Terapias de massagem para enxaqueca

Vários tipos diferentes de massagens terapêuticas podem aliviar a tensão muscular no pescoço e nos ombros. Reduzir essa tensão ajuda a quem tem enxaqueca a dormir melhor e, para algumas pessoas, alivia a dor.

A massagem terapêutica deep-tissue é uma opção. Nesse tipo de massagem, o terapeuta utiliza a pressão dos dedos para reduzir a tensão nos músculos. Concentrando-se no pescoço e nos ombros, o terapeuta pode ajudar a aliviar um pouco a dor e a pressão associados à enxaqueca.

Uma massagem neuromuscular alivia a pressão e tensão ao redor dos nós musculares (como nos pontos de acupuntura) e dos nervos. Esse tipo de massagem utiliza uma pressão mais moderada do que uma massagem deep-tissue.

A massagem craniossacral é uma massagem suave no couro cabeludo e no crânio. Estudos preliminares realizados pelo Department of Neurology at the University of North Carolina apresentam que a massagem craniossacral é um tratamento eficaz para a enxaqueca.

Massagens energéticas

Além de formas mais tradicionais de massagem, é possível experimentar métodos de massagem à base de energia, como acupuntura, reflexologia ou reiki.

A acupressão estimula os mesmos pontos de energia utilizados na acupuntura, porém usando a pressão dos dedos no lugar das agulhas. Supõe-se que esses pontos desenvolvam bloqueios de energia. A pressão ajuda a energia a se mover corretamente, trazendo alívio.

A reflexologia estimula pontos de pressão sobre a base dos pés para trazer alívio à dor ou a outros distúrbios por todo o corpo.

Um praticante de reiki usa toques suaves para estimular o fluxo de energia e de cura por todo o corpo.

Não há muita base de pesquisa apoiando esses métodos, mas cada um é muito gentil e suave. Diferentes pessoas têm diferentes experiências, de modo que é possível descobrir que eles lhe trazem um alívio substancial.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível