Como usar materiais autênticos em uma sala de aula do ensino fundamental

Escrito por jen randall | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
Como usar materiais autênticos em uma sala de aula do ensino fundamental

Jogos são um exemplo de material autêntico útil para os alunos do ensino fundamental

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Materiais autênticos são definidos como quaisquer materiais que apresentam uma linguagem específica. Eles são mais frequentemente utilizados para o ensino de línguas estrangeiras. Exemplos de materiais autênticos incluem livros, revistas, músicas, páginas da web, folhetos, panfletos ou qualquer coisa que, de alguma forma, utiliza ou tem um objetivo na linguagem. De acordo com o Consulado Britânico, materiais autênticos são mais úteis para os alunos de línguas intermediárias e avançadas, uma vez que os alunos iniciantes podem achar a compreensão e a interpretação dos materiais autênticos difícil. Para usar eficazmente este material em uma sala de aula do ensino fundamental, a relevância dos materiais do tópico, o objetivo da linguagem e as habilidades e necessidades dos alunos devem ser avaliadas. No entanto, o uso de materiais autênticos geralmente melhora a aprendizagem de línguas e permite que os alunos interajam com a nova língua num contexto significativo.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Materiais autênticos

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Instruções

  1. 1

    Escolha um material que se encaixe com um tema ou assunto em curso e que seja relevante para o nível de linguagem da classe. Por exemplo, use um livro didático ou outro livro para extrapolar ou construir novos conceitos sobre determinado tema ou assunto já apresentado em sala.

  2. 2

    Peça aos alunos para darem ideias de materiais a serem usados em sala de aula. Eles estão interessados ​​em assistir desenhos animados ou jogar um jogo? Dependendo da idade dos alunos, prepare a escolha de materiais autênticos com algo que seja aplicável à idade e interesse deles.

  3. 3

    Dê o material para os alunos e atribua uma tarefa que seja relativamente simples e pouco exigente, como descobrir informações e circular ou sublinhar certas palavras ou frases.

  4. 4

    Depois dos alunos concluírem a tarefa, trabalhe juntos como uma classe para compartilhar as informações e, novamente, passar o material para a classe.

  5. 5

    Introduza o material para a classe novamente, desta vez, dando aos alunos a oportunidade de interagir com o mesmo, pois ele foi escolhido para ser usado, como jogar um jogo ou dançar uma música.

Dicas & Advertências

  • Ensine previamente o vocabulário à classe usando cartazes, trabalhos impressos e jogos.
  • Mantenha um arquivo de materiais autênticos para serem usar posteriormente.

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