×
Loading ...

Como medir um ângulo de carregamento com um goniômetro

Atualizado em 23 março, 2017

O cotovelo dobra suavemente enquanto o braço permanece esticado, permitindo que os antebraços alcancem as coxas ao andar. Essa curvatura, conhecida como ângulo de carregamento, também ajuda a ativar os músculos sinérgicos envolvidos no carregamento manual de peso. Geralmente, esse ângulo fica entre 5° e 15°. Alguns ferimentos podem alterar a estrutura do cotovelo após seu restabelecimento, aumentando ou diminuindo a faixa de normal de inclinação. Os médicos utilizam um dispositivo chamado goniômetro, parecido com um relógio de bolso, para medir o ângulo de carregamento e avaliar danos no cotovelo.

Instruções

Médicos utilizam o goniômetro para medir os ângulos das articulações (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Peça que o paciente permaneça em pé, recue seus ombros e gire suavemente suas palmas para que permaneçam viradas para frente.

    Loading...
  2. Mantenha o goniômetro ereto. Alinhe suas garras de modo que o visor exiba 0° ou 180°.

  3. Posicione a placa de medição do goniômetro no ponto de apoio do cotovelo. Alinhe a garra do goniômetro no meio do braço superior do paciente. Mova a outra garra do goniômetro até que esteja alinha no meio do antebraço do paciente.

  4. Anote os ângulos medidos no visor das placa de medição. Subtraia a medida de 180º, caso o visor tenha exibido esse valor inicial. Por exemplo, se o goniômetro em posição ereta exibe 180° e a medida do cotovelo do paciente for 170°, o ângulo de carregamento é 180 - 170 = 10°.

  5. Repita o processo para o outro braço. Anote os ângulos de carregamento de ambos os cotovelos, identificando o braço a que a cada medida se refere.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...