A melhor forma de armazenar bananas

Escrito por emma lagrone | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A melhor forma de armazenar bananas
Frutas frescas estão entre os alimentos que estragam mais rápido na cozinha (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

As pessoas fazem isso o tempo inteiro: jogam fora comida estragada. Alimentos frescos estragam muito mais rápido que alimentos processados, menos saudáveis, que duram mais tempo nas prateleiras. De acordo com um estudo publicado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, as famílias jogam fora cerca de 220 kg de comida por ano, o que custa cerca de R$ 1,3 mil (US$ 600) por ano. Elas também jogam mais da metade das frutas e vegetais frescos que compram. As bananas são umas das frutas que estragam mais rapidamente.

Outras pessoas estão lendo

Causas

Geralmente, quanto mais quente a temperatura, mais rápido uma fruta estraga. É por isso que as frutas são geralmente guardadas na geladeira. A oxidação rápida é o que leva a fruta a estragar e, quanto maior a temperatura, mais rápido a fruta "respira", oxidando-se. A chave é retardar esse processo, mas não impedi-lo completamente. Guardar a fruta em sacolas herméticas que interrompem a oxidação leva o alimento a estragar muito mais rápido do que se a fruta estivesse em contato intenso com o ar.

A melhor forma de armazenar bananas
A oxidação aumentada leva a fruta a estragar mais rapidamente (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Armazenamento ideal

As bananas são algumas das frutas mais sensíveis quando entram em contato com frutas que emitem uma grande quantidade de gás etileno. Por causa disso, as bananas precisam ser guardadas sozinhas. Há produtos no mercado que absorvem o etileno e podem ser aplicados sobre os vegetais para ajudar a evitar que oxidem e estraguem. As bananas podem ser congeladas por até três meses após a compra. Provavelmente, elas ficarão escurecidas no congelador, mas não estragarão.

A melhor forma de armazenar bananas
As bananas devem ser mantidas separadas de outras frutas e vegetais (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Compre frutas frescas

Uma maneira de garantir que seus vegetais, incluindo as bananas, permaneçam frescos é comprar de um mercado que os armazene da maneira apropriada e não venda os produtos após a data em que estão mais frescos. Além disso, ao ir ao mercado, faça todas as suas compras primeiro, e só então coloque as bananas no carrinho, para que apenas se exponham a outros alimentos por um breve período de tempo.

A melhor forma de armazenar bananas
As bananas e outros vegetias devem ser escolhidos por último durante as compras (Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images)

Recipientes

Nunca guarde uma banana em um saco para lanche, já que o saco interrompe completamente as trocas gasosas e assim a banana vai estragar rapidamente. É melhor guardá-las na geladeira: Elas vão escurecer, mas não estragarão. Ao serem retiradas da geladeira, o melhor é guardá-las em recipientes fechados -- mas não herméticos, e que sejam reutilizáveis. Eles podem ser encontrados em lojas de produtos baratos ou nos supermercados. Se uma banana for descascada e não for comida, pode ser guardada da mesma maneira; ela ficará marrom mais rapidamente, mas não irá estragar.

A melhor forma de armazenar bananas
Bananas são um lanche prático e podem ser mantidas frescas quando guardadas de maneira adequada (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível