Mais
×

A melhor maneira de recusar um convite de formatura

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A formatura é um momento emocionante, seja quando alguém próximo de você se forma no ensino fundamental, segundo grau, universidade ou pós-graduação. As pessoas mandam convites para todo mundo que eles conhecem e às vezes você não quer ir, e outras vezes simplesmente não pode. Não importa quais sejam os motivos, aquele que convida irá lembrar desse dia pelo resto da vida. A pessoa também irá lembrar a forma como você recusou o convide. Se você não comparecer, siga nossos passos para recusar o convite de forma educada.

A formatura é um momento muito importante e você deve recusar o convite com educação (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Recusando devido aos seus horários

Se você for recusar um convite por que os seus horários não permitem, a honestidade é a melhor opção. Separe algum tempo para falar diretamente com o formando e explique a situação. Se for apropriado, ofereça para comemorar junto com ele quando a sua agenda estiver livre. O formando irá gostar da sua honestidade e da sua atenção para com a celebração da conquista dele e isso compensará pela sua falta no dia oficial.

Use esse método para problemas similares que fazem com que você não possa comparecer como viagens ou despesas.

Recusando por motivos pessoais

Se você acha que o formando entenderá os seus motivos, sente-se e explique porque você não pode ir. Como com os problemas de logística, o formando gostará da sua honestidade e da sua demonstração de respeito.

Se você tiver motivos mais pessoais, pode precisar de uma desculpa educada. Diga que tem compromissos e use os métodos do passo 1. Se a celebração inclui algum tipo de recepção, certifique-se de recusar com antecedência para que o anfitrião saiba que você não comparecerá. Não diga que irá comparecer para inventar uma desculpa de última hora. Primeiramente, o seu anfitrião deve ter planos envolvendo você. Além disso, cancelar de última hora vai resultar em uma lembrança bem pior do que se você simplesmente tivesse recusado.

Encarando o problema

Em alguns casos, você simplesmente vai precisar encarar o problema e aparecer na formatura. Isso especialmente se você não quiser ir por estar desconfortável com outras pessoas que estarão por lá. Esse evento é focado em celebrar a conquista de alguém querido, não sobre sobre um primo distante ou um ex. Você pode ficar apenas o tempo necessário para dar os parabéns para o formando.

Se você escolher esse método, você não estará fazendo nada de errado em comparecer por um período curto de tempo. Aguarde pela cerimônia de formatura e dê um abraço de parabenização, indo embora logo em seguida.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article