on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como responder a um pedido de desculpas quando ainda estiver bravo

Atualizado em 23 março, 2017

Se você foi ofendido, é natural se sentir magoado e bravo, e um pedido de desculpas geralmente não é o suficiente para se livrar desses sentimentos. Se ainda estiver bravo, talvez ache difícil responder a um pedido de desculpas de forma apropriada, mas fazê-lo é importante para a saúde de qualquer relação — especialmente as relações íntimas, como com sua esposa. Você pode seguir algumas dicas para se acalmar e responder da melhor forma possível a um pedido de desculpas, até enquanto ainda estiver bravo.

Instruções

Uma pessoa pode se desculpar em segundos, mas o perdão pode levar mais tempo (Pixland/Pixland/Getty Images)
  1. Examine a si mesmo e sua própria culpa ao considerar uma resposta ao pedido de desculpas, e compreenda que você já precisou de perdão por suas ações no passado. Lembre de todas as coisas boas que a pessoa se desculpando representa para você, e os investimentos que ela fez em sua vida. Reconheça que assim como você, ela cometerá erros de vez em quando. Isso pode lhe ajudar a se acalmar e ficar mais disposto a aceitar as desculpas.

    Loading...
  2. Responda de forma honesta e diga como está se sentindo. A pessoa que lhe pediu desculpas honestamente está em um modo vulnerável e de escuta, então, esse é um bom momento para ser franco, para que ela possa fazer mudanças de verdade que impedirão que situações assim apareçam no futuro. Isso também ajudará você a se acalmar ao desabafar algumas de suas frustrações. Embora esteja bravo, foque em manter sua voz suave e calma enquanto libera suas mágoas.

  3. Tome a decisão de perdoar mesmo quando estiver bravo. Embora não esteja com vontade, você consegue reconhecer que o perdão em uma situação de arrependimento verdadeiro é o caminho mais lógico, pois engolir as mágoas apenas causará maior ressentimento e frustração, então dê um voto de confiança para a outra pessoa ao perdoá-la.

  4. Calmamente, mas de forma firme, recuse um pedido de desculpas que seja manipulador ou que seja dito sem nenhum remorso, e dê motivos para agir de tal forma. Diga que você quer ver a pessoa aceitar a responsabilidade, demonstrar arrependimento, explicar por que fez o que fez e falar sobre o ela fará no futuro para impedir que aconteça de novo, ou fazer uma reparação. Esteja pronto e disposto para aceitar um pedido de desculpas que preencha esses critérios, e não esteja determinado a guardar uma mágoa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...