A melhor teoria motivacional para trabalhadores do setor de produção

Escrito por sheryl faber | Traduzido por gabriela vilas boas ornelas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A melhor teoria motivacional para trabalhadores do setor de produção
O ambiente de trabalho pode ser um fator muito importante na produtividade dos funcionários (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

A melhor teoria motivacional a ser aplicada no setor de produção de uma empresa depende dos próprios trabalhadores. Fatores como personalidades, níveis educacionais ou econômicos, ambiente, ética de trabalho e a remuneração entre os trabalhadores produzirão variações entre os fatores motivacionais em um ambiente de trabalho. Alguns trabalhadores são capazes de motivar-se em qualquer ambiente, enquanto outros podem ter dificuldade para produzir produtos de qualidade de forma consistente e eficiente.

Outras pessoas estão lendo

Ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho desempenha um papel importante na produtividade dos funcionários. Estrutura, sistema de recompensa, distribuição justa dos salários e competitividade são fatores na manutenção - e, por vezes no aumento - da produtividade. Práticas trabalhistas injustas, favoritismo da administração e ambiente de trabalho inseguro tem um impacto negativo sobre a produção e a moral dos funcionários.

Ética de trabalho

As diferentes origens e níveis educacionais dos trabalhadores podem determinar a sua ética de trabalho e, portanto, fazer a diferença na sua motivação e nos níveis de produção. Uma jovem que passou a infância trabalhando em uma fazenda com várias tarefas e responsabilidades pode ser capaz de se motivar sozinha e administrar bem diversas tarefas, enquanto que outra jovem, criada em um apartamento vazio desde pequena com apenas a televisão para lhe fazer companhia e sem deveres atribuídos, provavelmente terá um nível diferente de motivação. Uma pessoa com escolaridade pode ser mais propensa a ser bem sucedida, porém um trabalhador com um nível alto de escolaridade em uma posição de produção pode se sentir frustrado e desejar algo mais desafiador, o que fará com que sua produtividade seja aquém das expectativas.

Fatores pessoais

Poucas teorias motivacionais levam em consideração o impacto que a vida pessoal de um empregado pode ter no seu trabalho. Se um funcionário está preocupado com as crianças deixadas em casa sozinhas durante sua jornada de trabalho, sua produção pode ser inconstante. Pensando na sua casa, ele pode correr para terminar projetos, especialmente no final de um dia de trabalho, sem levar em conta a qualidade do trabalho. Uma pessoa passando por uma situação traumática, como um divórcio, pode não estar completamente concentrada no que faz. Motivação nem sempre é consequência somente do local de trabalho.

A melhor teoria motivacional para trabalhadores do setor de produção
Um funcionário com problemas pessoais pode ter problemas na sua produtividade (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Salário

Alguns dos primeiros teóricos desta área, como Frederick Winslow Taylor (1856 - 1915) acreditavam que os funcionários eram motivados principalmente pelo dinheiro que ganhavam. Embora estudos posteriores tenham confirmado que o valor que uma pessoa ganha nem sempre é um fator relevante nos níveis de produção, e que outros fatores - como comunicação, trabalho em equipe e satisfação no trabalho - podem ser mais importantes para os empregados, seu salário ainda desempenha um papel importante na motivação e na produção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível