Como melhorar a fluência da leitura em pessoas com dificuldades de aprendizagem

Escrito por sandy fleming | Traduzido por ninah coracini
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Como melhorar a fluência da leitura em pessoas com dificuldades de aprendizagem
A fluência de leitura permite que os alunos gerenciem as tarefas mais rapidamente (books image by charles taylor from Fotolia.com)

A fluência de leitura é a facilidade e precisão com que um aluno decodifica um texto. A fluência tem origem na aplicação automática de regras fônicas, bem como de um reconhecimento instantâneo de muitas palavras de visualização comuns. Os leitores que são capazes de atingir um grau de fluência gerenciam o texto mais suavemente e têm maior energia mental para criar significado das palavras que decodificam. Os leitores fluentes lidam com o texto de forma eficiente e, geralmente, alcançam mais significado com menor esforço que os leitores não fluentes. Os alunos que têm dificuldade de aprendizagem, muitas vezes, enfrentam maiores dificuldades em se tornarem fluentes, pois não fazem as generalizações sobre leitura e fonética que outros estudantes conseguem fazer por conta própria.

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O que você precisa?

  • Cartões de letras codificados com cores, com consoantes em uma cor e vogais em outra
  • Livros que contêm texto em níveis corretos de leitura
  • Gráfico de velocidade de leitura
  • Marcadores coloridos
  • Lista de palavras para visualização
  • Peças para leitura em coro nos níveis corretos de leitura

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Ensine as regras fonéticas até o nível de automaticidade. Os alunos com transtorno de aprendizagem, muitas vezes, precisam de etapas de aprendizagem claras e sequenciais, que tenham um ritmo mais lento e sejam reforçadas com mais frequência que para os outros colegas sem o transtorno. Use lições multissensoriais com os alunos com transtorno de aprendizagem para tornar os conceitos mais memoráveis, como o uso de cartões com códigos de cores de letras para soletrar as sílabas. As cores ajudam os alunos a ver e a lembrar padrões, como o padrão consoante-vogal-consoante, que faz com que a maioria das vogais sejam curtas. Pratique cada habilidade até que o estudante possa responder corretamente sem hesitação a cada apresentação.

  2. 2

    Melhore a fluência para os alunos com dificuldades de aprendizagem com a técnica de leituras repetidas. Forneça um trecho de leitura de pelo menos 100 palavras de acordo com o nível individual do aluno e cronometre a primeira leitura. Permita que ele ensaie várias vezes e, em seguida, repita a avaliação cronometrada. Coloque os resultados de ambas as leituras com tempo marcado em um gráfico, para demonstrar o progresso do aluno.

  3. 3

    Pratique as palavras de visualização básicas até que o leitor as reconheça sem hesitação. As palavras de visualização compõem uma grande parte do texto comum e, se o aluno puder reconhecê-las imediatamente, sua fluência melhorará. Algo como a Lista de Dolch ou a lista de Fry 1000 Palavras Instantâneas podem ser usadas ​​para orientação. Os estudantes podem praticar a apresentação das palavras com o tempo controlado para melhorar a velocidade de resposta. Uma maneira de fazer isso é a utilização de programas de apresentação que permitam que cada tela apareça por um período de tempo predeterminado. Outra maneira é fazer um taquiscópio, cortando fendas paralelas em um visor de papelão e enfiando uma tira através delas, de modo que apareça apenas uma palavra de cada vez.

  4. 4

    Use leitura em coro para melhorar a fluência de aprendizagem dos alunos com o transtorno. As técnicas, como o Neurological Impress Method (método de impressão neurológico), leitura com um parceiro e leitura oral em grupo oral, permitem que o aluno com dificuldades veja as palavras ao ouvir os sons corretos. O aluno deve ler em pares ou em grupos, com leitores fluentes e confiantes. Faça com que todos os alunos no grupo leiam em voz alta usando várias cópias do mesmo texto. Os leitores devem continuar a ler facilmente, mesmo se precisar se esforçar ou interpretar mal uma palavra. Essa demonstração de leitura fluente combinada com o trabalho multissensorial dará ao leitor com dificuldades um sentido de fluxo e ritmo da linguagem.

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