Como melhorar a saúde do baço

Escrito por alexis writing | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como melhorar a saúde do baço
Uma dieta saúdavel ajuda a melhorar a saúde do baço que é um órgão multifuncional (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Localizado logo abaixo do lado esquerdo da caixa torácica, o baço é um incrível órgão multifuncional, que tem como função principal a produção de linfócitos que filtram e, quando necessário, destroem, as células vermelhas do sangue. É, também, onde as células brancas estão ocupadas protegendo o corpo contra agentes externos. Sendo um órgão ativo, resistente a envenenamentos e invasores indesejados, o baço está sempre suscetível ao alargamento e ruptura.

Outras pessoas estão lendo

Evitando o alargamento

Outra função do baço é devolver ao corpo os nutrientes aproveitáveis e outros elementos, através de um processo de filtragem. É por isso que a saúde do baço, embora seja negligenciada, é imperativa. Ela pode ser conseguida através de uma dieta adequada, evitando substâncias que possam causar o seu alargamento. Ligeiramente maior durante a digestão, o baço adulto mede, em média, cerca de 7,5 cm. Sob estresse, ele responde com um leve alargamento, e doenças como leucemia, lúpus, anemia falciforme e artrite reumatoide podem causar a ruptura do baço. Isso acontece quando ele desempenha diversas tarefas ao mesmo tempo e, em um mecanismo de defesa, acaba inchando demais. Vírus e bactérias também contribuem para o alargamento do baço. Uma das coisas que se pode fazer para manter a saúde do baço é tentar, quando possível, evitar contrair uma infecção virótica ou bacterial. Para que isso aconteça, é necessária uma boa higiene, lavar as mãos com frequência, evitar o contato com pessoas que estejam doentes e fazer checkups regulares para detectar doenças com antecedência.

Evite substancias prejudiciais

Já que o baço é um órgão ativo, que filtra, abastece, destrói e reconstrói regularmente as células, ele depende de um um bom suprimento de nutrientes para funcionar adequadamente. Drogas ilícitas, álcool em excesso, cigarro e muita comida processada, que contém ingredientes desnecessários, podem causar o alargamento do baço. Uma vez que isso aconteça, ele pode se romper e causar uma hemorragia séria e a necessidade de uma cirurgia. Sem cirurgia, o baço consegue se curar, mas apenas com disciplina e cuidado para que ele se recupere e depois, com a aplicação de medidas preventivas para que ele se mantenha saudável. Isso envolve uma dieta cuidadosa e a administração de medicação como antibióticos prescritos por um médico.

Remoção do baço

Se não houver cuidado, algumas vezes a melhor coisa a fazer é remover o baço antes que ele acabe se rompendo. Embora ele tenha uma importante função na manutenção da resistência corporal contra doenças e abasteça o corpo com ferro e outros nutrientes essenciais, é possível sobreviver sem ele. Depois que ele for removido, outros órgãos vitais como o fígado, a vesícula e o pâncreas auxiliam na tarefa de manter o sangue limpo e o sistema balanceado e saudável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível