Como melhorar o tom da sua voz

Escrito por ehow contributor | Traduzido por andrea b. balieiro
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Como melhorar o tom da sua voz
Melhore o tom da sua voz

Como melhorar sua voz ao falar em público. Um dos componentes mais importantes do falar em público é o som da sua voz. Ele vai influenciar no impacto de sua mensagem e, possivelmente, fazer ou não o seu discurso ter sucesso. E, para muitas pessoas, a boa qualidade de voz pode ser aprendida.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

    Melhore sua voz

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    Respire com o diafragma. Pratique expirações longas e controladas. Quando você falar, use a respiração para indicar a pontuação. Por exemplo, tome fôlego ao final de cada frase, sendo necessário ou não. Use essa oportunidade para fazer uma pausa e deixar os ouvintes absorverem o que você diz.

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    Modere o seu volume. Descubra se você fala muito alto ou muito baixo. Quando você começar a falar, pergunte ao seu público como está o volume da sua voz (cada situação é diferente). Tente ficar no volume adequado durante todo o seu discurso.

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    Modere o seu ritmo. Este também está intimamente relacionado à respiração. Se você fala rápido demais, as pessoas não podem acompanhá-lo. Se falar muito lentamente, as pessoas vão perder o interesse. Grave o seu discurso para determinar se você precisa mudar o ritmo. Obtenha feedback dos outros.

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    Use o tom. Os mais baixos geralmente são mais suaves de ouvir. No entanto, modular seu tom de voz para dar ênfase vai manter seus ouvintes engajados. Pratique cantarolando para desenvolver seu tom.

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    Articule. Tente exagerar seu movimento labial para reduzir o resmungar. Pratique articular trava-línguas, estender e exagerar sons de vogais. Torne-se um especialista nisso o mais rápido e decisivamente possível. Concentre-se nos que você achar difíceis.

    Quando fizer um discurso

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    Siga as instruções abaixo para aperfeiçoar sua voz.

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    Pratique o seu discurso com antecedência e determine onde você quer fazer uma pausa para respiração. Para maior ênfase, pause para mais de uma respiração. Marque os pontos de sua respiração em suas anotações.

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    Solte-se antes de começar. Olhe para os lados. Gire a cabeça em semi-círculos e gire os ombros para trás. Desloque o tórax de um lado para o outro. Boceje. Estique-se. Toque seus dedos enquanto relaxa completamente a parte superior do seu corpo, em seguida, levante-se lentamente, uma vértebra de cada vez, levantando a cabeça por último. Repita quando necessário.

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    Libere a tensão em seu rosto. Sopre através de seus lábios. Mova seu rosto fazendo várias expressões. Coloque a língua para fora. Boceje. Estique a sua mandíbula.

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    Observe a sua respiração antes de começar. Certifique-se de que está equilibrada e natural.

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    Murmure antes de começar.

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    Beba muita água. Tenha água ou chá de ervas disponíveis durante o seu discurso. Pontue sua mensagem, fazendo uma pausa para um copo de água em pontos-chave. Evite leite e bebidas cafeinadas ao fazer um discurso.

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    Fique em pé com boa postura, para permitir a total capacidade pulmonar e o fluxo de ar.

Dicas & Advertências

  • Grave a sua voz repetidamente usando formas diferentes de falar. Determine qual é a mais agradável.
  • Pratique quando deixar mensagens de voz.
  • Leia em voz alta o jornal todos os dias, para cultivar o som correto e a facilidade em falar. Tente ler cartas ao editor e então alterne com você dando sua própria opinião.
  • Pratique falar sozinho com frases completas. Converse com a televisão ou com o rádio. Abaixe o volume por um momento e expresse a sua opinião.
  • Perceber algumas falhas importantes em sua voz pode fazer uma enorme diferença na impressão que você passa.
  • Peça feedback de amigos e familiares.
  • Considere a contratação de um treinador de comunicação.
  • Inicie um grupo de prática ou faça uma aula.
  • Observe sua resposta às vozes de outras pessoas. Desenvolva as características que você achar serem eficazes.
  • Sorria adequadamente quando falar. Isso fará com que a sua voz soe mais agradável.
  • Evite palavras estranhas e sons como "hum" e "verdade".
  • Pratique o controle da respiração. Faça uma inspiraçãp profunda, e enquanto você expira, conte até 10 (ou recite os meses ou dias da semana). Tente aumentar gradualmente seu volume ao contar, usando seus músculos abdominais - não a garganta. Não deixe sua laringe tensa.

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