Mais
×

Como melhorar o tom da sua voz

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como melhorar sua voz ao falar em público. Um dos componentes mais importantes do falar em público é o som da sua voz. Ele vai influenciar no impacto de sua mensagem e, possivelmente, fazer ou não o seu discurso ter sucesso. E, para muitas pessoas, a boa qualidade de voz pode ser aprendida.

Instruções

Melhore o tom da sua voz

    Melhore sua voz

  1. Respire com o diafragma. Pratique expirações longas e controladas. Quando você falar, use a respiração para indicar a pontuação. Por exemplo, tome fôlego ao final de cada frase, sendo necessário ou não. Use essa oportunidade para fazer uma pausa e deixar os ouvintes absorverem o que você diz.

  2. Modere o seu volume. Descubra se você fala muito alto ou muito baixo. Quando você começar a falar, pergunte ao seu público como está o volume da sua voz (cada situação é diferente). Tente ficar no volume adequado durante todo o seu discurso.

  3. Modere o seu ritmo. Este também está intimamente relacionado à respiração. Se você fala rápido demais, as pessoas não podem acompanhá-lo. Se falar muito lentamente, as pessoas vão perder o interesse. Grave o seu discurso para determinar se você precisa mudar o ritmo. Obtenha feedback dos outros.

  4. Use o tom. Os mais baixos geralmente são mais suaves de ouvir. No entanto, modular seu tom de voz para dar ênfase vai manter seus ouvintes engajados. Pratique cantarolando para desenvolver seu tom.

  5. Articule. Tente exagerar seu movimento labial para reduzir o resmungar. Pratique articular trava-línguas, estender e exagerar sons de vogais. Torne-se um especialista nisso o mais rápido e decisivamente possível. Concentre-se nos que você achar difíceis.

    Quando fizer um discurso

  1. Siga as instruções abaixo para aperfeiçoar sua voz.

  2. Pratique o seu discurso com antecedência e determine onde você quer fazer uma pausa para respiração. Para maior ênfase, pause para mais de uma respiração. Marque os pontos de sua respiração em suas anotações.

  3. Solte-se antes de começar. Olhe para os lados. Gire a cabeça em semi-círculos e gire os ombros para trás. Desloque o tórax de um lado para o outro. Boceje. Estique-se. Toque seus dedos enquanto relaxa completamente a parte superior do seu corpo, em seguida, levante-se lentamente, uma vértebra de cada vez, levantando a cabeça por último. Repita quando necessário.

  4. Libere a tensão em seu rosto. Sopre através de seus lábios. Mova seu rosto fazendo várias expressões. Coloque a língua para fora. Boceje. Estique a sua mandíbula.

  5. Observe a sua respiração antes de começar. Certifique-se de que está equilibrada e natural.

  6. Murmure antes de começar.

  7. Beba muita água. Tenha água ou chá de ervas disponíveis durante o seu discurso. Pontue sua mensagem, fazendo uma pausa para um copo de água em pontos-chave. Evite leite e bebidas cafeinadas ao fazer um discurso.

  8. Fique em pé com boa postura, para permitir a total capacidade pulmonar e o fluxo de ar.

Dicas

  • Grave a sua voz repetidamente usando formas diferentes de falar. Determine qual é a mais agradável.
  • Pratique quando deixar mensagens de voz.
  • Leia em voz alta o jornal todos os dias, para cultivar o som correto e a facilidade em falar. Tente ler cartas ao editor e então alterne com você dando sua própria opinião.
  • Pratique falar sozinho com frases completas. Converse com a televisão ou com o rádio. Abaixe o volume por um momento e expresse a sua opinião.
  • Perceber algumas falhas importantes em sua voz pode fazer uma enorme diferença na impressão que você passa.
  • Peça feedback de amigos e familiares.
  • Considere a contratação de um treinador de comunicação.
  • Inicie um grupo de prática ou faça uma aula.
  • Observe sua resposta às vozes de outras pessoas. Desenvolva as características que você achar serem eficazes.
  • Sorria adequadamente quando falar. Isso fará com que a sua voz soe mais agradável.
  • Evite palavras estranhas e sons como "hum" e "verdade".
  • Pratique o controle da respiração. Faça uma inspiraçãp profunda, e enquanto você expira, conte até 10 (ou recite os meses ou dias da semana). Tente aumentar gradualmente seu volume ao contar, usando seus músculos abdominais - não a garganta. Não deixe sua laringe tensa.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article