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Melhores alimentos para ajudar na digestão

Melhores alimentos para ajudar na digestão
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Introdução

Você pode amar um prato em especial, mas isso não quer dizer que ele vá lhe fazer bem. Ainda assim, não necessariamente precisa desistir de comer os seus alimentos favoritos. Em vez disso, você pode incorporar determinados ingredientes à sua dieta que ajudarão na digestão. A médica Sue DeCotiis, especialista em gestão de perda de peso, pós-graduada pela Manhattan Medical Weight Loss Physician, em Nova Iorque, e Ilana Katz, uma nutricionista especializada em esportes da Optimal Nutrition for Life, em Atlanta, orientam sobre os melhores alimentos que você pode comer para ajudar na digestão.

Hidrate-se
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Hidrate o seu organismo

A água é essencial para manter o corpo saudável, mas também ajuda na digestão. "Não importa o quão bem equilibrada é a sua dieta, a digestão será desacelerada se as células não tiverem água suficiente para desempenhar suas funções", diz a médica Sue DeCotiis. Já a nutricionista Ilana Katz sugere começar o dia com uma xícara de água quente e suco de limão. "Serve para despertar o metabolismo com as propriedades antioxidantes da vitamina C, bem como para limpar as paredes dos intestinos e remover o excesso de ácido", diz ela.

Tempere
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Dê mais sabor aos pratos

O aumento da salivação inicia o processo de digestão, então faça com que as glândulas salivares trabalhem com uma dose saudável de especiarias. "Coentro, cominho, mostarda, canela, colorau, pimenta vermelha e pimenta preta realmente estimulam as glândulas salivares", diz a médica. Com tantas especiarias para escolher, procure encontrar as que agradem ao seu paladar e incorpore-as em suas receitas.

Acelere a digestão
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Acelere a sua digestão

"Comer alimentos fermentados acelera a digestão porque suas bactérias já quebraram o material fibroso", orienta a nutricionista Ilana Katz. Exemplos de alimentos fermentados incluem chucrute, picles, queijo envelhecido, chá, chocolate e pão sourdough. Quem diria que o chocolate daria uma grande ajuda à digestão?

Coma iogurte
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Não dispense um iogurte

Outro alimento fundamental para ajudar a digestão é o iogurte. "O iogurte, especialmente o grego, contém uma grande quantidade de proteína por porção e possui muitas colônias de bactérias boas, chamadas probióticos", explica DeCotiis. "Estes probióticos mantêm a flora intestinal saudável e o sistema digestivo ideal", acrescenta ela. Qualquer iogurte irá funcionar, mas evite aqueles que são ricos em açúcar.

Uma maçã por dia
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Uma maçã por dia

Graças a uma pele rica em fibra solúvel, ou digestível, as maçãs realmente ajudam na digestão. "A fibra solúvel absorve água do intestino e a transforma em uma substância gelatinosa que retarda o movimento do alimento através do intestino, assegurando o tempo adequado para os nutrientes passarem através da parede intestinal", explica DeCotiis. Outros exemplos de fibras solúveis incluem feijões, lentilhas, ervilhas, sementes, cevada, mirtilos, pepinos, aipo e cenouras.

Coma os seus vegetais
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Incorpore vegetais à sua dieta

Os vegetais são uma grande fonte de fibra insolúvel, ou não digerível, o que é bom para o sistema digestivo. "As fibras insolúveis, como o farelo de trigo, legumes e cereais integrais dão volume ao conteúdo intestinal, para manter as coisas em 'movimento', o que é importante para evitar intestino irritável e constipação", esclarece DeCotiis. Portanto, dê um jeito de incluir vegetais na sua alimentação. Seu corpo lhe agradecerá por isso.

Coma nozes
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Coma nozes e oleaginosas

Nozes, amêndoas e pistache são grandes fontes de fibra. "Além disso, o pistache também pode ajudar a aumentar a proliferação de bactérias boas e saudáveis​​, conhecidas como probióticos, produzidas pelo intestino", diz a especialista DeCotiis. Como foi dito anteriormente, os probióticos tornam a digestão mais rápida, levando a um sistema digestivo eficiente e eficaz.

Comece o dia com o café da manhã
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Capriche no café da manhã

O café da manhã é frequentemente apontado como a refeição mais importante do dia e também é um ótimo momento para colocar o seu sistema digestivo para trabalhar. "O farelo de aveia é uma excelente fonte de fibra solúvel e insolúvel, e, é claro, é encontrada em cereais e biscoitos", diz DeCotiis. Como você pode facilmente encontrar produtos de farelo de aveia, pode facilmente incorporá-los à sua dieta diária.