As melhores ervas e vitaminas para o sistema imunológico

Escrito por robert karr | Traduzido por aline ferreira
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As melhores ervas e vitaminas para o sistema imunológico
Os praticantes da medicina herbal e naturopatas podem recomendar muitas ervas diferentes, dependendo da condição particular do corpo que necessita de tratamento (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Os praticantes da medicina herbal e naturopatas podem recomendar muitas ervas diferentes, dependendo da condição particular do corpo que necessita de tratamento. Algumas delas também auxiliam o sistema imunológico. No entanto, uma classe geral de ervas chamada adaptógenos, que aumenta a habilidade corporal de resistir ao estresse, aparenta ter um papel crucial no suporte e fortalecimento do sistema imunológico.

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Ervas

A Ashwaganda (withania somniferum) é um adaptógeno. Alguns se referem a ela como ginseng indiano, porque sua ação é semelhante a do ginseng. No entanto, ela está mais próxima da batata ou do tomate do que do ginseng. Ela fortalece a imunidade, particularmente contra gripes e resfriados. Uma dose típica é de uma colher de chá de pó duas vezes ao dia, fervida em leite ou água. Crianças ou pessoas já debilitadas devem reduzir a dosagem. A Astralagus (astrágalo membranaceus) é um dos principais adaptógenos da medicina tradicional chinesa. De acordo com uma citação, o astrálago "fortalece o baço, o sangue e Qi, levanta a Yang Qi do baço e do estômago e estabiliza o exterior". A expressão chinesa "estabilizar o exterior" significa que o astrálago cria um escudo de defesa contra a infecção. Uma utilização típica é ferver de 9 a 30 g da raiz seca para fazer um chá. O Reishi (Ganoderma lucidum) é outro adaptógeno usado também na China e no Japão como um suplemento de reforço imunológico eficaz em muitas doenças, incluindo câncer, asma, bronquite, hepatite viral, doença cardiovascular, deficiências mentais, úlceras e mal de altitude. A dose habitual é de 2 a 6 g por dia do fungo bruto ou o extrato equivalente ingeridos com as refeições. A Rhodiola, ou raiz do ártico, é um adaptógeno altamente recomendado pelo Dr. Andrew Weil, em seu livro "Healthy Aging", como uma substância que aumenta a resistência a influências nocivas -- ou seja, reforça o sistema imunológico do corpo. Uma dose normal é de 100 mg de manhã e 100 mg à tarde.

Vitaminas

A vitamina A é um estimulador do sistema imunológico. As melhores fontes desta vitamina são óleos de fígado de peixes e frutas e vegetais verdes e amarelos, incluindo damascos, aspargos, brócolis, melão, cenoura, couve, folhas de mostarda e espinafre. Doses altas de vitamina A podem ser tóxicas, então os usuários devem tomar o cuidado de consultar um especialista, se uma dose maior do que 10 mil IU por dia for consumida. A vitamina C não apenas age como um excelente antioxidante, mas, como escrito no livro "Prescription for Nutritional Healing": "ajuda na produção de hormônios antiestresse e interferon, uma proteína importante do sistema imunológico, necessária para o metabolismo do ácido fólico, da tirosina e da fenilalanina".

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