As melhores práticas para implementar a disciplina na sala de aula

Escrito por tamiya king | Traduzido por helmir soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As melhores práticas para implementar a disciplina na sala de aula
Muitas vezes, os professores podem utilizar mais do que um método para implementar a disciplina dentro da sala (today image by alwayspp from Fotolia.com)

Enquanto professor, sua principal preocupação é manter a sala de aula ordenada, de maneira que os alunos possam aprender eficazmente. Dependendo da idade e do nível acadêmico de seus alunos, existem vários métodos que você pode usar para tornar claras as consequências decorrentes do comportamento ruim e fornecer as recompensas adequadas para quem segue as regras de bom comportamento.

Outras pessoas estão lendo

Preparação do professor

É muito importante que um professor tenha conhecimentos sobre o tema e esteja pronto para atrair a atenção dos alunos em todas as aulas. Independentemente da idade, eles pressentem a falta de motivação do professor, motivo que pode levá-los a ficarem desatentos, originando comportamentos ruins (como falar dentro da sala ou ser indisciplinado). Organize planos de aula que incluam atividades a fim de estimular o cérebro esquerdo e direito, percebendo que as atividades criativas e artísticas do lado direito levarão os alunos a falar de forma emotiva com os colegas e a partilhar seus projetos, enquanto o trabalho analítico do cérebro esquerdo manterá as crianças atentas e interessadas. Os professores devem estar preparados para responder às perguntas dos alunos sobre o assunto debatido, mesmo que a resposta seja "Não sei, mas podemos aprender sobre isso juntos." Os alunos respeitam a honestidade e os professores que não são pretensiosos.

Tipos de castigo

Para manter a disciplina na sala de aula, é recomendável incorporar diferentes tipos de castigo para fornecer consequências justas pelo comportamento ruim dos alunos. Por exemplo, você pode utilizar a linguagem do beisebol: se um aluno for indisciplinado três vezes, é expulso. Após o terceiro aviso, deixa de existir uma recompensa. Ou você pode usar o sistema de "semáforos". Os alunos cujos nomes permaneçam "no verde" durante o dia podem levar para casa uma pequena guloseima, enquanto que as crianças que têm o nome no amarelo serão avisadas oralmente ou afastadas dos colegas que gostam. Os alunos a quem for atribuído o semáforo "vermelho" levam um recadinho para casa, de maneira que os pais saibam detalhadamente o comportamento do filho durante o dia.

Recompensas

Oferecer recompensas a alunos que finalizem projetos com sucesso é outra maneira de manter a disciplina dentro da sala de aula. É uma ótima ideia dar prêmios aos alunos que ajudem outros, trabalhem bem em grupos ou tenham capacidades de gerenciamento do tempo. Quando você reconhece a personalidade positiva e características acadêmicas em seus alunos, eles aguardarão com ansiedade o dia da aula para tornarem-se cooperantes. As recompensas podem ser a criação de um mural no quadro no final do dia, em homenagem aos alunos que você quer destacar, ou dar um cesto com lanches saudáveis.

Envolvimento dos pais

É relevante que trabalhe com os pais dos alunos para implementar as estratégias adequadas ao aprendizado. Antes da criança ficar completamente fora de controle, debata suas preocupações com os pais, de maneira a explicar-lhes que você deseja chegar à raiz do problema, promovendo e estimulando o interesse do aluno. Faça reuniões com os pais e discuta com eles as técnicas que poderão ser usadas para que o aprendizado seja mais eficaz. É importante informar aos pais as capacidades de seu filho, como a habilidade artística ou um forte domínio de conceitos matemáticos. Isso levará os pais a perceberem que você não só está atento aos episódios de um comportamento ruim, mas também aos aspetos positivos das crianças.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível