Métodos de distribuição e planos de marketing

Escrito por amy handlin | Traduzido por fabiana silva
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Métodos de distribuição e planos de marketing
O doce é um tipo de produto de baixo preço e alta rotatividade frequentemente vendido por atacadistas (Candy image by Andreas P. from Fotolia.com)

Juntamente com o produto, a promoção e o preço, o método de distribuição é uma das táticas abordadas na seção de estratégia de um plano de marketing. As escolhas específicas refletem onde e quando os consumidores-alvo desejam comprar. Os métodos de distribuição também são influenciados pela natureza do produto e por oportunidades no ambiente de negócios.

Canal direto

Uma forma de canal direto de distribuição é, muitas vezes, parte integrante do plano de marketing para produtos como roupas para moda e casa, com muitos fabricantes comandando suas próprias lojas de varejo. É um sistema onde os produtores vendem diretamente para os consumidores, sem intermediários. Historicamente, esse foi o método convencional utilizado por agricultores e artesãos cujos mercados eram principalmente locais. Hoje, a distribuição direta pode ser facilitada por atividades como vendas on-line, programas de compras na televisão, telemarketing e catálogos.

Canal indireto

Quando o plano de marketing especifica um canal indireto de distribuição, os fabricantes venderão para atacadistas, varejistas, agentes ou corretores. Essas empresas independentes lucram realizando atividades de distribuição, como armazenagem e transporte. Vender para lojas de varejo é uma atividade normal para produtos como cosméticos, onde os varejistas são geralmente grandes o suficiente para fazer pedidos em volumes com relação custo/eficácia. Vender para atacadistas, que por sua vez vendem para os varejistas, é comum entre os fabricantes de bens de baixo preço e de alta rotatividade, como doces e cigarros.

Canais alternativos

Às vezes, os comerciantes têm a opção de usar canais não tradicionais ou com parceria de distribuição. Por exemplo, vender guarda-chuvas ou chapéus em praças de táxi contornaria as lojas de varejo tradicional para acessórios ao ar livre. Uma empresa também pode obter acesso aos canais de outras quando a aliança pode beneficiar ambos os parceiros. Essa abordagem pode ser útil quando o plano de marketing envolve a expansão em mercados estrangeiros, onde a empresa não estabeleceu uma rede de distribuição própria.

Intensidade de distribuição

Os planos de marketing frequentemente especificam uma forma intensiva, seletiva ou exclusiva de distribuição. O modo intensivo, usado principalmente para produtos de conveniência, significa tornar um produto disponível em todos os tipos de mercados onde os consumidores esperam encontrá-lo. Por exemplo, revistas são vendidas nas bancas, mas também em supermercados e farmácias. A distribuição seletiva envolve a venda de um produto através de um pequeno número de lojas selecionadas por sua imagem ou outras características distintivas. Na distribuição exclusiva, a disponibilidade do produto é limitada a uma única tomada, como a venda de uma marca de joias finas somente em uma loja de departamento.

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