Vantagens em Estruturas Organizacionais Híbridas

Escrito por laura acevedo | Traduzido por mailson belarmino de souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens em Estruturas Organizacionais Híbridas
Estruturas organizacionais híbridas podem ser uma excelente ferramenta ao desenvolvimento de sua empresa (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

A estrutura organizacional de um negócio muitas vezes determina a cadeia de comando e responsabilidade dentro de uma empresa ou grupo. O desenho organizacional pode designar o número de relações de subordinação, profundidade do nível de gerenciamento e a alocação de responsabilidades e deveres. Estruturas organizacionais híbridas combinam dois ou mais formatos organizacionais tradicionais com base nas necessidades de estratégia e negócios. Alguns formatos organizacionais que você pode usar são os métodos simples, funcional, geográfico e matriz, segundo o Banco Mundial.

Outras pessoas estão lendo

Velocidade

Em organizações com muitas camadas de gerenciamento, o ato de relatar ou efetuar uma decisão pode diminuir a velocidade do progresso do negócio e tornar a empresa pouco competitiva. Você pode simplificar o seu negócio através de uma estrutura organizacional híbrida, inserindo uma cadeia de comando que maximize a velocidade e eficiência e agregando um controle de gestão extra onde for necessário. Por exemplo, você pode precisar de uma estrutura organizacional funcional para a contabilidade ou departamento financeiro a fim de manter análises e balanços, e uma estrutura geográfica para prestar apoio e personalização de produtos para diferentes continentes.

Diminuir a Complexidade

Corporações multinacionais, fusões e negócios diversos podem tornar a gestão pesada e complicada. Dividir responsabilidades de gestão por divisões de negócios lógicos baseando-se no tipo e função de cada parte do negócio é uma das formas de minimizar a complexidade. Os gestores serão responsáveis ​​pelas decisões, relatórios e definição de metas com base em suas áreas de atuação, o que pode levar a uma maior precisão e avanço no potencial de negócios.

Modificações no Ambiente

Seu negócio deve adaptar-se à concorrência, às diferenças políticas e variações culturais através de combinar as estruturas organizacionais. A combinação de uma estrutura organizacional simples no ambiente de escritório com um cliente ou a estrutura relacionada ao produto ou região geográfica pode concentrar os recursos empregados na área direcionada aos consumidores, assim minimizando os níveis desnecessários de gestão. Combinações híbridas que contam com unidades auto-suficientes, podem agir como uma empresa pequena, ágil, ao abordar as mudanças da concorrência, e risco de negócios.

Flexibilidade

As Estruturas Organizacionais Híbridas te permitem adaptar os relatórios e estrutura administrativa às necessidades do seu negócio. Por exemplo, se você tem várias linhas de produtos, pode descobrir que a combinação de um produto e uma estrutura organizacional geográfica te permite mover funcionários e recursos de forma rápida, baseando-se na alteração da demanda de clientes. Combinar a estrutura organizacional ao seu produto faz com que os funcionários se concentrem no apoio e promoção de cada produto que você ofereça. Adicionar um componente geográfico à sua estrutura organizacional possibilita ofertas sob medida, marketing e serviços baseados nas diferenças de pontos de valor dos clientes, embalagem e necessidade por produtos. O foco duplo pode ajudá-lo a atender melhor as necessidades dos clientes e, por sua vez, aumentar seus lucros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível