Como ministrar uma palestra motivacional para os funcionários de uma empresa

Escrito por alphonse lameck | Traduzido por fabiana silva
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Como ministrar uma palestra motivacional para os funcionários de uma empresa
A motivação é a chave para o sucesso (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Uma palestra motivacional é desenvolvida para estimular, animar e capacitar os indivíduos que dela participam e, quando são destinadas aos funcionários de uma empresa, as informações fornecidas agem como uma força propulsora para que eles tenham sucesso no trabalho e na sociedade em que vivem. Uma equipe motivada é mais coesa e produtiva, e esses são dois aspectos muito importantes para o sucesso de qualquer organização. Para conseguir criar esse sentimento em sua plateia, o palestrante motivacional deve ter ótimas habilidades de comunicação, ser carismático e eloquente.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Faça uma boa pesquisa para preparar a palestra motivacional. Ter um profundo conhecimento e compreensão do tópico apresentado, além de aproximá-lo de seu público, aumenta a sua credibilidade. Reúna informações sobre as funções, o nível na hierarquia à qual pertencem e as expectativas dos funcionários que participam da palestra. Pratique o seu discurso antes de apresentá-lo. Leia-o em voz alta para um amigo e peça para que ele destaque os pontos que precisam ser melhorados.

  2. 2

    Adote uma presença de palco forte, vista-se adequadamente, articule seu discurso com gestos e mantenha contato visual com seu público. Fique relaxado e mantenha uma atitude positiva durante todo o discurso. Agindo assim, essa postura é irradiada para a sua audiência e atrai o interesse dos participantes para sua apresentação.

  3. 3

    Fale de forma clara, deixando transparecer confiança em suas palavras, e evite gritar para ser ouvido. Faça seu discurso em um tom adequado e com uma dicção correta para que sua mensagem seja transmitida com eficácia. Expresse suas ideias claramente, colocando pausas relevantes em sua fala para não confundir ou perder a atenção de seu público.

  4. 4

    Durante seu discurso, faça uso de verbos-chave de ação. O objetivo da palestra motivacional é fazer com que as pessoas ajam: é uma chamada à ação. Não utilize uma linguagem passiva, pois ela é fraca e não cria motivação. Evite usar frases longas e distribua sua mensagem em frases curtas, claras, compreensíveis e enérgicas.

  5. 5

    Use em seu discurso exemplos de histórias de sucesso de funcionários dentro da organização. Isso também motiva outros colaboradores a imitar as realizações bem-sucedidas de seus colegas. Destaque ainda os exemplos de falha. As pessoas aprendem com os erros, e essas lições são um fator motivacional importante dentro das empresas.

  6. 6

    Conclua seu discurso dentro do horário dedicado à palestra e não exceda o tempo-limite para evitar que o público fique desconfortável e perca o interesse em sua apresentação. Certifique-se de que preparou seu discurso terminando-o com antecedência. Uma apresentação não deve terminar de modo inexpressivo, deixando o auditório em silêncio. Os participantes devem sair de uma palestra motivacional com a sensação de ter levado um golpe; é esse sentimento que os motivará e os deixará ansiosos para agir.

Dicas & Advertências

  • Planeje pausas durante sua apresentação e as utilize para reorganizar seus pensamentos.

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