Moda masculina de 1880

Escrito por arlene mckanic | Traduzido por ana carolina
Moda masculina de 1880
Príncipe Edward de Wales era um ditador de tendências nos anos 1880 (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A moda masculina de 1880 era apertada e justa. O tecido mais comum era algo parecido com lã, como o tweed. Chapéus-coco e, mais tarde, chapéus-palheta e de caça eram populares, assim como as botas de cano médio e as luvas de couro. Ao contrário das roupas femininas da época, o estilo persistiu até a virada do século 20.

Moda casual

O homem britânico dos anos 1880 geralmente usava um fraque cinza de frente única combinado com um colarinho de veludo preto e abotoaduras. Com esse conjunto ele poderia usar um colete azul, com camisa branca de colarinho alto e gravata vermelha. Ele também poderia usar calças cinzas e botas pretas. Em 1885 as vestimentas casuais poderiam ser compostas por duas peças de tweed verde com uma jaqueta de frente única, abotoaduras, uma camisa branca com colarinho pontudo e um chapéu-coco, botas de cano médio e luvas de couro. Ele também pode substituir o chapéu-coco por um chapéu-palheta. Em 1888, o chapéu no estilo Sherlock Homes estava na moda. Um cavalheiro poderia usar um casaco longo de lã com uma capa amarrada no pescoço que descia até os cotovelos, com bolsos que iriam até os quadris. Além disso, usava-se calças marrons, uma camisa branca, gravata e chapéu marrons. Suas botas com botões eram feitas de couro e lona. Para finalizar, eram acrescentadas luvas de couro.

Vestimenta de esporte e lazer

Em 1880, o traje para andar de bicicleta era um conjunto de jaqueta justa e calções na altura dos joelhos. O ciclista também poderia usar meias de tricô e botas de cadarço até os tornozelos, um chapéu casamata e luvas de couro. Em 1888, para jogar tênis os homens usavam uma jaqueta listrada de frente única com calças brancas de flanela. Um chapéu-palheta e luvas brancas de algodão eram parte da combinação. Um traje de cavalgada do mesmo período era composto de um conjunto de duas peças de lã com uma jaqueta de frente única plissada do ombro ao joelho, calções até os joelhos fechado com botões na bainha. As botas eram de couro preto, combinadas com meias de lã. Um chapéu de tweed com abas longas sobre as orelhas também fazia parte da combinação.

Trajes noturnos

As roupas usadas nos eventos noturnos seguiram o mesmo padrão por muitos anos. Mesmo agora, elas não pareceriam fora de época num evento formal. Em 1882 um cavalheiro poderia usar um conjunto de duas peças de lã preta. O fraque era usado aberto com colarinho enrolado coberto em cetim preto. As mangas justas tinham bainhas bordadas com abotoaduras. As calças também eram justas. O fraque pique de frente única de algodão branco tinha uma gola curta com colarinho enrolado. O cavalheiro também tinha a opção de usar uma camisa engomada de musselina com colarinho alto, com uma gravata borboleta branca de algodão. Os sapatos de couro preto eram bordados com arcos de ratina e as meias eram brancas, assim como as luvas.

Roupas de baixo e pijamas

Os pijamas de 1881 consistiam em uma camisola branca ou azul que ia até os tornozelos, feita de algodão, com um colarinho branco, bainhas com botões e tamancos de couro. A roupa íntima era um macacão sem gola com forro de lã, que ia até os tornozelos, fechada nas mangas com botões.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível