Moda masculina dos anos 20

Escrito por nancy hayden | Traduzido por raquel pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Moda masculina dos anos 20
O guarda roupa masculino dos anos 20 tornou-se mais colorido e menos formal (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Quando muitas pessoas pensam nos anos 20, elas imaginam as mulheres de cabelos curtos e ondulados usando vestidos de franjinhas. A moda feminina certamente sofreu a mudança mais dramática. No entanto, a moda masculina dos anos 20 também chamou a atenção. Eles ainda usavam ternos para muitas atividades rotineiras, mas começaram a usar estilos mais casuais com o aumento do tempo de lazer, que chegou no fim da Primeira Guerra Mundial.

Outras pessoas estão lendo

Ternos de negócios

Parte 1: Mesmo a moda sendo glamourosa na década de 1920, os homens ainda se vestiam para causar boa impressão, especialmente quando o assunto eram os negócios. Os ternos usados no trabalho foram fabricados para serem mais apropriados e conservadores do que aqueles usados ​​para eventos sociais. Os casacos possuíam corte reto nos ombros e eram curtos, podendo a peça terminar perto da cintura ou dos quadris. Os ternos ainda tinham lapelas mais estreitas, pontudas, e as calças eram de corte reto e estreito, não deixando muita folga no tecido. As cores desse tipos de terno eram muitas vezes escuras e conservadoras, como o azul marinho ou cinza, e eles eram normalmente feitos de lã ou flanela clássica. Já as gravatas tinham estampas simples, como as listradas, ou ficavam sem estampa alguma.

Moda masculina dos anos 20
Gravatas mais discretas eram usadas em reuniões de negócios (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Ternos formais e casuais

Parte 2: Para ocasiões sociais, os homens usavam smoking em eventos formais e ternos que hoje consideramos um exagero. Casacos sem caudas para usar num evento noturno eram considerados algo novo. Com ou sem caudas, muitos smokings eram usados com gravata borboleta e faixas, que haviam substituído os coletes em popularidade. Para passeios mais casuais, os homens começaram a vestir ternos que prezavam o conforto. Os casacos tinham ombros largos, com bastante espaço nos braços e na cintura, e eram compridos o suficiente para cobrir os quadris. Os ternos informais geralmente eram coloridos ou com estampas como riscos e listras. Para dias mais quentes de verão, o tecido de algodão era substituído pelo de seda.

Moda masculina dos anos 20
A gravata borboleta era usada com smokings em eventos formais (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Esportes e lazer

Parte 3: Antes dos anos 20, os homens raramente usavam outra coisa que não fossem ternos para sair de casa. Eles ainda os vestiam durante sua hora de lazer, mas nada que fosse muito formal como as roupas de festas. Os estilistas começaram a desenhar estampas nas camisas masculinas colocando essa peça em evidência, contrastando com a básica camisa branca. Os homens começaram a usar as camisas sem o casaco geralmente com uma gravata borboleta para festas informais ou piqueniques. Já para a prática de esportes, como o golfe ou andar de bicicleta, os homens usavam calças na altura do joelho e camisas de botão com um suéter sem manga por cima.

Moda masculina dos anos 20
O uso de suéteres era usado na prática de esportes, como o golfe (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

Sapatos e chapéus

Parte 4: Os homens tinham orgulho de cada detalhe de suas roupas nos anos 20, incluindo seus sapatos e acessórios. Estilistas foram criativos com os sapatos masculinos e trouxeram estilos que iam além dos simples sapatos marrons ou pretos. Os homens estavam usando mais sapatos com costuras no bico e outros com duas cores, como preto e branco ou marrom e branco. Os designers criaram ainda sapatos formais com estampas riscadas de preto e branco. Os homens tornaram os chapéus indispensáveis, usando-os em todos os lugares, influenciados pela personalidade da época, o mafioso Al Capone, que adorava o chapéu do tipo fedora, colocando na cabeça de forma diagonal.

Moda masculina dos anos 20
Costuras no bico dos sapatos foram mais populares nos anos 20 (Comstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível