Mais
×

Modelos funcionais para projetos escolares sobre energia solar

A captação da energia solar permite que se cozinhe comida, carregue baterias grandes e pequenas ou seque roupas. Usar energia solar pode reduzir as despesas de utilidades à longo prazo, enquanto se é aproveitada uma fonte de energia renovável. Fornos solares, aquecedores de água, destilador solar e balões solares são projetos que os estudantes podem usar para aprender sobre a energia solar.

Usina de energia solar (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Forno solar

O forno solar pode ter a forma quadrada, redonda ou parabólica, dependendo dos materiais usados para fazê-lo. Cada modelo terá uma camada exterior feita de caixa de papelão, um recipiente de metal ou viseiras de para-brisa curvadas em um formato de cone. Um recipiente para segurar a comida ou a água que serão testadas é mantido ou suspendido no meio da camada exterior. A comida ou a água é embrulhada em uma sacola transparente para deixar o raio do sol penetrar no meio, deixando o ar quente preso dentro do recipiente. O forno inteiro é movido na direção do sol muitas vezes para terminar o experimento.

Aquecedor solar de água quente

Um aquecedor de água solar usa um recipiente de água com tubos apontando para dois lugares diferentes, um para baixo e o outro, atrás para cima. A água flui livremente para o tubo debaixo e em outro recipiente, que é geralmente da cor preta e pode ser redondo ou plano, mantido apontando para o sol todo o tempo. O tipo de recipiente pode variar, mas a água que flui do recipiente de cima para o debaixo esquentará e subirá naturalmente para o tubo de cima, que leva para o recipiente de cima. Essa circulação continua até que o recipiente de cima atinja a temperatura desejada.

Destilador solar

O destilador solar retêm a umidade em uma área pequena, fazendo-a evaporar para uma tampa presa e depois condensando-a de volta para o recipiente de água. Os estudantes precisarão de um recipiente de plástico ou de vidro, um copo, um envoltório de plástico transparente, elástico grande e um objeto pequeno para usar como peso na água. O copo tem que ser colocado dentro de um recipiente grande, direto no centro. Despeje água no fundo do recipiente para que ela não venha por cima do copo. Cubra o recipiente externo com o envoltório transparente, amarrando-o com o elástico em volta da tampa. Coloque um objeto pequeno como uma borracha pequena ou uma pedra no meio do plástico transparente para fazer uma forma de "V" sobre o copo. Coloque no sol e espere a energia solar funcionar.

Balão solar

O balão solar oferece a oportunidade de testar diferentes materiais, como plástico escuro ou transparente, balões de mylar ou balões de água. Independentemente do material utilizado, o objeto terá que ser enchido com ar e o balão precisará estar bem preso. Coloque cada balão no sol e veja qual flutua primeiro, quanto tempo fica ou qualquer outra medida que os estudantes medirão.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article