Um circuito temporizador consiste em um temporizador eletrônico que, quando ativado, espera um predeterminado tempo antes de ser ativado. Esse atraso é o responsável, por exemplo, pelos 30 segundos para digitar o código antes que o alarme dispare ou pelo "botão da soneca", oferecendo mais 10 minutos de sono. Uma rede que consiste de um resistor e uma capacitor juntos determina a constante de tempo de duração do atraso. Durante esse atraso, o capacitor gradualmente acumula carga elétrica, como se fosse encher um recipiente com água da torneira, e quando o capacitor finalmente está carregado, o gatilho aciona um transistor de potência LM395, que controla dispositivos externos utilizando 2 ampères de corrente.
Instruções
-
Posicione o transistor LM395 na placa de ensaio sem solda, de uma forma que seus três eletrodos fiquem em colunas paralelas. Insira um eletrodo do resistor de 150 ohm na mesma coluna em que se encontra o terminal coletor do transistor e o outro eletrodo em uma coluna livre. Coloque uma das pontas do fio condutor nessa coluna livre e a outra no terminal positivo da fonte de 15 V. Deixe os outros fios desconectados no momento.
-
Conecte uma saída do segundo e do terceiro fio condutor ao terminal emissor do transistor. Conecte a outra ponta ao terminal terra da fonte. Insira o último fio na coluna onde o terminal coletor e o resistor se encontram. As duas pontas desconectadas são a saída do circuito
-
Conecte uma ponta do resistor de 100 ohm ao terminal emissor do transistor e a outra ao terminal base dele. Ligue uma ponta do eletrodo negativo do capacitor ao terminal emissor do transistor e a outra ponta no terminal base do transistor.
-
Posicione uma ponta do interruptor no terminal base do transistor e a outra na coluna em comum do resistor de 150 ohm e o fio condutor que está ligado ao terminal positivo da fonte.