Como motivar seus alunos da quarta série a aprender multiplicação?

Escrito por kevin corbett | Traduzido por lynn blanch
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como motivar seus alunos da quarta série a aprender multiplicação?
Certifique-se de que sua turma da quarta série está motivada a aprender multiplicação (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Crianças da quarta série podem ser teimosas e descontentes. Elas não são mais aquelas pequenas crianças da escola e ainda não são completamente grandes ainda. No entanto, muitas vezes eles só querem saber brincar ou falar sem parar. Motivá-los a aprender multiplicação pode parecer uma tarefa difícil, mas pode ser feita! E, de fato, deve ser feita, afinal multiplicação é a base da álgebra, geometria e muito mais. Professores da quarta série, estalem os dedos, apontem o lápis e sirvam-se uma xicara de chá - nós temos que criar meios de motivar nossos alunos.

Outras pessoas estão lendo

Pergunte e empolgue

Vá direto ao assunto e pergunte-os "O que pode motivá-los a aprender multiplicação?". Pode parecer bobagem ou ridículo, mas o fato é, ninguém sabe melhor o que vai motivar os seus alunos do que eles mesmos. Você provavelmente vai ter um monte de respostas como "uma festa com pizza!" ou "um recreio extra!" Não desconsidere essas motivações, mas não tente comprá-los. Pergunte a eles especificamente que tipos de atividades que você tem feito em matemática, ou até mesmo em outras matérias, que eles gostaram e acharam divertido. Certifique-se de enfatizar a "diversão": isso despertara o interesse deles com relação às atividades que você irá fazer no futuro.

Saia da sala de aula

As crianças da quarta série estão em uma idade onde eles tem tanta energia que nem sabem o que fazer com ela e, para alguns, o simples fato de estar em ambientes fechados destrói seu entusiasmo. Tente planejar a cada semana pelo menos uma atividade ao ar livre que envolva multiplicação. Podem ser atividades simples, com apenas cartões recortados de cartolina ou papelão, ou outras mais elaboradas, com giz, bolas infláveis, pula cordas e outros itens - o céu é o limite. O mais importante é que os alunos se movimentem enquanto estiverem fazendo a atividade. Muitos associam matemática com tédio, portanto, tais atividades, além de ajudá-los a praticar e aprender, irá levá-los a associar a matemática com a diversão e isso irá incentivá-los a ser mais auto-motivados.

Apresentações em classe

Uma das principais ferramentas de motivação é conseguir fazer os alunos entenderem como a matemática é importante no contexto da vida real. Convide os pais que usam multiplicação em seus trabalhos para dar uma palestra curta (de cinco a dez minutos). Quando enviar convites para os pais, tente ser tão aberto quanto for possível - a maioria das profissões, envolvem algum tipo de multiplicação, como um contador com um livro de contabilidade ou um cozinheiro com ovos e fatias de pimentão vermelho. O limite de tempo também é um fator importante - a atenção de um aluno de quarto ano é bastante limitada e é melhor manter a conversa curta, pois uma longa conversa provavelmente levará eles ao tédio e ao sono.

Artes e ofícios

Alunos da quarta série são muito ativos e, muitas vezes, a ponta de um lápis num pedaço de papel simplesmente não é suficiente. A motivação criada com as atividades físicas que permitam os alunos usar a sua imaginação e associar a matemática com diversão ao invés de tédio irá persistir mesmo após o termino da aula. O importante é fazer com que essas atividades sejam estruturadas e abertas. Por exemplo, faça os alunos desenharem uma história em quadrinhos onde o personagem principal resolve um problema de multiplicação. Mesmo algo tão simples como deixar os alunos colorir as suas tabuadas de multiplicação pode criar motivação, fazendo eles se sentirem donos de seus materiais de aprendizagem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível