Como mudar um motor de 110 para 220 volts

Escrito por jerry walch Google | Traduzido por elcio borges gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como mudar um motor de 110 para 220 volts
Grandes motores elétricos de CA. (motors image by Dusan Radivojevic from Fotolia.com)

Motores de corrente alternada (CA) são bi-volt. A indução de partida, o capacitor da indução de partida ou o capacitor de partida, que equipam esses motores, são projetados para funcionar em duas tensões diferentes. Eles têm dois conjuntos de enrolamentos e dois conjuntos de arranque que estão ligados em paralelo ou em série, dependendo se eles estão operando com tensão mais baixa ou mais elevada. Podemos modificar as ligações dos enrolamentos em paralelo para em série, alternar a configuração de baixa para alta tensão, simplesmente mudando algumas conexões em uma placa de terminais de fácil acesso.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

O que você precisa?

  • Motor com diagrama de conexões
  • Chave de fenda
  • Chave canhão
  • Alicate de bico fino

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Desligue o disjuntor do motor específico. Tranque o painel de disjuntores ou coloque uma fita no disjuntor com um aviso de que o "circuito está em manutenção", para evitar que alguém inadvertidamente ligue o disjuntor enquanto você está trabalhando no motor. A segurança deve ser a sua primeira preocupação ao trabalhar com eletricidade.

  2. 2

    Localize e remova a placa de proteção dos terminais. Remova os parafusos que seguram a placa de proteção usando a chave de fenda. Em pequenos motores de CA, esta placa de terminais é normalmente localizada na carcaça do lado oposto à saída do eixo. Em grandes motores de CA, há uma caixa de terminais localizada ao lado da carcaça do motor.

  3. 3

    Veja o esquema de ligações do enrolamento do motor encontrado na parte de trás da tampa de proteção. Os esquemas podem ficar ilegíveis com o tempo, mas os terminais são numerados ou codificados por cores baseados no código de cores padrão para Motores da “National Electrical Manufacturers Association” (NEMA).

    Codificação padrão de cores de terminais de motores - NEMA Número do terminal Cor 1 Azul 2 Branco 3 Laranja 4 Amarelo 5 Preto 6 Sem cor atribuída 7 Sem cor atribuída 8 Vermelho P1 Sem cor atribuída P2 Marrom

  4. 4

    Ligar o motor na alta tensão. Ligue L1, o preto, ou "quente", fio do circuito no terminal N º 1. Ligue L2, o branco, ou "Neutro", condutor do circuito aos terminais 4 e 5 ou terminais 4 e 8, dependendo do sentido de rotação desejado. Ligue os terminais 2, 3 e 8 juntos para rotação anti-horária ou ligue os terminais 2, 3 e 5 juntos para rotação no sentido horário. Essas conexões são feitas com terminais de encaixe ou fixando-os com pequenas porcas. No caso de terminais de encaixe, use o alicate de bico fino para fazer as conexões. No caso de parafusos com porcas, use a chave canhão para remover e substituir as porcas. Chaves canhão tem um eixo oco, permitindo que a porca deslize no interior da haste.

  5. 5

    Ligar o motor na baixa tensão. Ligue L1 aos terminais 1, 3, 6 e 8 e L2 aos terminais 2, 4, 5 e 7 para rotação anti-horária. Ligue L1 aos terminais 1, 3, 5 e 7 e conecte L2 aos terminais 2, 4, 6 e 8 para a rotação em sentido horário.

  6. 6

    Recoloque a placa de cobertura dos terminais e ligue o disjuntor novamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível