Como mulheres negras podem ter cabelo liso?

Escrito por tiesha whatley | Traduzido por gabriela cubayachi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como mulheres negras podem ter cabelo liso?
Como mulheres negras podem ter cabelo liso? (Jupiterimages/PhotoObjects.net/Getty Images)

O fio de cabelo de uma mulher negra é espesso e a sua textura é mais enrolada e cacheada do que em mulheres de outras raças. A principal diferença no cabelo crespo vem da estrutura. A camada externa, ou cutícula, é duas vezes mais grossa que em outros tipos de cabelos. Eles não são apenas mais enrolados ou cacheados mas também mais difíceis de serem hidratados. Os cabelos crespos são tipicamente enrolados, logo alisá-los é um desafio. Isso pode ser feito por manipulação química ou térmica.

Outras pessoas estão lendo

Alisamento químico

Os relaxamentos, ou permanentes, atuam alterando permanentemente a estrutura dos cabelos crespos para deixá-los lisos. Permanentes têm componentes químicos fortes que podem causar danos graves e quebras. O cabelo crespo parece ser mais forte por ser mais espesso, mas é mais frágil do que as pessoas pensam. Eles são mais propensos à quebra do que qualquer outro tipo de cabelo. A adição de produtos químicos deixa-os mais frágeis se não forem aplicados corretamente e os cabelos não estiverem protegidos.

Os relaxamentos alcalinos são melhores para os cabelos do que relaxamentos não-alcalinos. Os produtos não-alcalinos adicionam muito mais química para a fibra do cabelo ficar lisa. Já os alcalinos retém um pouco da estrutura do fio enquanto o alisam. É sempre melhor ter o relaxante aplicado por um cabeleireiro certificado, mas, caso necessário, você pode fazer em casa. Os relaxantes como Motions e Mizani são bons para manter um pouco da saúde do cabelo.

Ferramentas de Styling

Existem ferramentas de modelagem, como pentes e pranchas alisadoras, que funcionam para alisar os cabelos afrodescendentes. Eles têm o lado bom e ruim de serem usados no lugar de produtos químicos. Uma coisa boa é que são mais seguros e o alisamento não é permanente. Os cabelos crespos alisados usando ferramentas de calor podem ser considerados mais saudáveis do que os tratados com substâncias químicas, mas o uso excessivo de calor regularmente pode causar quebras.

Tente usar as ferramentas de modelagem apenas algumas vezes na semana. Alise o cabelo primeiramente aplicando um condicionador profundo com proteínas. Use ferramentas com íons que secam o cabelo de dentro dos fios e restauram a hidratação da parte externa. Aplique protetor térmico antes de usar qualquer ferramenta para evitar que o cabelo seja danificado. Finalize com óleo reparador.

Tente alisar o cabelo o máximo possível quando estiver secando, usando uma escova raquete junto com o secador. Divida o cabelo em quatro partes e prenda no lugar com prendedores. Trabalhe uma parte de cada vez, subdividindo-a. Coloque a prancha na temperatura alta, mas não a mais alta. Deslize a prancha junto com uma escova de cerdas para desfazer qualquer nó. Talvez seja preciso passar a prancha várias vezes para deixar o cabelo bem liso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível