Como o nitrato de amônio afeta os gramados?

Escrito por patrick robartaigh | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como o nitrato de amônio afeta os gramados?
Fertilizantes com nitrogênio, como o nitrato de amônio, ajudam os gramados a continuarem verdes e saudáveis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O nitrato de amônio é um fertilizante sintetizado artificialmente para diversos gramados e outros usos no paisagismo e na agricultura, comumente disponível em diversos formatos em lojas de suprimentos para animais e fornecedores agrícolas. Ele abastece os gramados com nitrogênio, um dos elementos mais importantes para o crescimento saudável. Existem, porém, algumas desvantagens na sua utilização, e sua disponibilidade futura é incerta.

Outras pessoas estão lendo

O que é o nitrato de amônio?

O nitrato de amônio tem a fórmula química NH4NO3 e é vendido como um fertilizante 33-0-0, geralmente em fórmulas de liberação rápida. Existem vários processos de produção diferentes, todos os quais resultam em um produto esbranquiçado, granular e solúvel em água. A produção do nitrato de amônio utiliza a amônia para produzir ácido nítrico, que, então, reage com mais amônia para produzir o nitrato de amônia. Este processo acontece de acordo com a reação a seguir: NH3 (g) + HNO3 9 (aq)→ NH4NO3 . Ele é aplicado a gramados tanto no formato líquido quanto no granular, embora a venda e o uso do nitrato de amônio tenham se tornado cada vez mais restritos em anos recentes devido ao seu potencial altamente explosivo.

Efeitos nos gramados

Aplicar fertilizantes com nitrato de amônio ao gramado abastece-o com nitrogênio disponível imediatamente, o que estimula o crescimento vegetal. A aplicação destes fertilizantes resulta em maior arborização, crescimento mais rápido, maior densidade de vegetação e crescimento mais vigoroso das raízes. Fertilizantes com nitrogênio também ajudam a grama a aumentar suas reservas de carboidratos, além de diminuir sua susceptibilidade a diversas doenças e distúrbios. Gramados com nitrogênio suficiente também exibem maior tolerância ao calor, ao frio e à seca, e também se recuperam mais rapidamente de danos às raízes ou folhas.

Método de aplicação

A maior parte dos gramados requer uma taxa de aplicação de nitrogênio de 0,5 kg a cada 100 m², e a quantidade necessária para conseguir esta taxa pode ser determinada facilmente com alguns cálculos simples. Para determinar o peso de produto necessário para fornecer 0,5 kg de nitrogênio, divida a porcentagem de nitrogênio registrada na etiqueta do fertilizante por 100. O número resultante é a quantidade de fertilizante necessária para fornecer 0,5 kg de nitrogênio de fato. Este número pode ser dobrado para fórmulas de liberação lenta.

Possíveis desvantagens

O nitrato de amônio é um excelente fertilizante de liberação rápida, mas existem algumas desvantagens na sua utilização. Solos fertilizados regularmente com nitrato de amônio tendem a se tornar mais ácidos com o tempo, com maior conteúdo de sal. Embora isto possa ser remediado com aplicações de cal, uma degradação significativa do solo pode ocorrer durante longos períodos de tempo. Fertilizantes com nitrato de amônio também são eliminados rapidamente das plantas e solos pela lixiviação, mais do que outros tipos de fertilizantes com nitrogênio. Este processo contribui para a poluição do solo e de fontes de água da superfície. O nitrato de amônio também tem alto potencial explosivo; ele tem sido usado para fabricar explosivos utilizados em diversos ataques terroristas, o que tem limitado sua disponibilidade. Localizar grandes quantidades desta substância muitas vezes é problemático.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível