Mais
×

Níveis normais de cálcio em exames de sangue

Atualizado em 17 abril, 2017

O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano e é essencial para o bom funcionamento de praticamente todas as células. Já que o corpo perde cálcio diariamente, esse mineral deve ser incluído na dieta. Pode-se consegui-lo em algumas frutas e legumes, produtos lácteos, ovos e peixes. Um teste de cálcio no sangue (soro), na verdade mede o cálcio que não está presente nos ossos.

Cálcio (Electron Shell of Calcium (image courtesy of Wikimedia Commons))

Função

Além de ajudar a formar ossos e dentes, o cálcio é essencial para a contração muscular, função cardíaca e dos nervos, e coagulação do sangue.

Tipos

O cálcio circula no sangue de duas formas: ou pode ser ligado a proteínas de transporte, como a albumina, ou pode ser encontrado livre, em forma "ionizada".

Níveis normais de cálcio em adultos

Embora os níveis normais de cálcio no sangue possam diferir ligeiramente de laboratório para laboratório, eles costumam variar entre 8,5 e 10,5 mg/dL (miligramas de cálcio por decilitro de sangue). O cálcio ionizado normalmente varia cerca de 4,6 a 5,3 mg/dL.

Níveis normais de cálcio em crianças

Por estarem em fase de crescimento, as crianças podem ter uma taxa de cálcio no sangue um pouco maior ou menor do que os adultos, com os níveis normais variando de 7,6 a 10,8 mg/dL.

Razões para valores altos

Nível de cálcio elevado no sangue (hipercalcemia) pode ocorrer por razões como: desidratação, uma glândula hiperativa da paratireoide (hiperparatireoidismo), certos tipos de câncer, consumo alto de cálcio ou de vitaminas A e D na dieta, abuso de medicamentos com cálcio e certas doenças.

Razões para valores baixos

Nível baixo de cálcio no sangue (ou hipocalcemia) pode ter várias causas, incluindo: problemas ósseos, níveis baixos da proteína sanguínea albumina, inflamação do pâncreas, doença renal, mau funcionamento da glândula paratireoide (hipoparatireoidismo) e absorção inadequada de alimentos ou de cálcio.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article