Mais
×

Perigos de se beber suco com couve em excesso

A couve é um vegetal folhoso que possui poucas calorias e bastantes nutrientes, como ferro, potássio, cálcio e vitamina K. O fato da couve possuir todos esses benefícios faz dela uma opção comum no preparo de sucos saudáveis. No entanto, junto com tais benefícios à saúde, é importante estar atento aos riscos e feitos colaterais possíveis. Consulte seu médico antes de consumir suco feito de couve.

Suco verde feito com couve (feellife/iStock/Getty Images)

Perigos da desintoxicação

Um copo de couve contém apenas 34 calorias. Se estiver consumindo outros itens de baixa caloria para fazer seu suco, você não estará consumindo quantidade suficiente de calorias em cada refeição. Dentre os problemas relacionados a dietas desintoxicantes, que exigem baixo consumo de calorias, estão as rupturas musculares, dores no estômago, problemas de glicose no sangue e deficiência de vitaminas.

Dores no estômago

Um efeito colateral dos sucos verdes é o desconforto intestinal. Durante a dieta, é possível sentir dores no estômago, gases e diarreia. Os ingredientes usados para fazer o suco de couve podem causar esses sintomas. Os sintomas estão também relacionados à ingestão de sorbitol, um tipo de açúcar encontrado em sucos, que não pode ser digerido.

Hipercalemia

A hipercalemia é uma condição médica associada a altas quantidades de potássio no sangue. Alguns dos sintomas são a fraqueza muscular, fatiga, diarreia e dores no peito. Se estiver consumindo muito potássio por meio de sucos dietéticos e for diagnosticado com hipercalemia, seu médico poderá recomendar uma dieta com baixos níveis de potássio. Além da couve, outros alimentos a se evitar em uma dieta de baixo potássio incluem batatas, laranjas, suco de laranja, brócolis e espinafre.

Excesso de ferro

Embora improvável, raros casos de excesso de ferro podem se desenvolver. Se for o caso, seu médico poderá recomendar a redução da ingestão de ferro, evitando alimentos como a couve, outros vegetais verdes folhosos, feijão, amêndoas, frutas secas e outros grãos. Altos níveis de ferro no sangue podem causar sintomas como dores de cabeça, perca de peso, fatiga, mudanças na coloração da pele e desconforto estomacal.

Sangue coagulado

A couve é rica em vitamina K, com 547 µg a cada porção, quantidade seis vezes maior do que a recomendação diária para adultos de acordo com os órgãos de saúde. O Instituto Nacional de Saúde relata que a vitamina K possui proteínas que promovem a formação de coágulos. Se estiver usando aspirina, ou consumir medicamentos para afinar o sangue, consumir suco de couve pode interferir na quantidade de medicamentos necessária, além de diminuir a eficácia deles. Se você tiver problemas com coágulos no sangue, consulte seu médico antes de consumir sucos verdes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article