Nomeando os músculos do corpo para alunos do ensino fundamental

Escrito por jan radder | Traduzido por ana carolina dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Nomeando os músculos do corpo para alunos do ensino fundamental
Alunos do ensino fundamental devem conhecer os principais grupos musculares (Muscles - courir image by Michael Mulkens from Fotolia.com)

Existem cerca de 600 músculos diferentes no corpo humano. Para alunos do ensino fundamental, o objetivo mais importante é aprender os nomes dos principais músculos, assim como os dois tipos principais: voluntário e involuntário. Para ajudar nisso, há várias atividades que um professor pode dar a seus alunos.

Outras pessoas estão lendo

Caça-palavras

Muitas crianças amam caça-palavras. Dando aos alunos caça-palavras que usam os nomes dos principais músculos e grupos musculares, você oferece-lhes uma chance de ver tais nomes por escrito. Com isso, os alunos ficarão mais familiarizados com os nomes dos músculos e é mais provável que se lembrem deles mais tarde.

Desenhando corpos

Junte os alunos em duplas e peça que um desenhe o contorno do corpo do outro em uma folha de papel grande. Depois peça-lhes que trabalhem juntos e desenhem cada um dos músculos principais no corpo. Após isso, peça que identifiquem os músculos. Fazer isso ajudará os alunos a relacionarem o que estão aprendendo sobre o corpo humano e seu próprios corpos. Os desenhos prontos podem ser expostos na sala de aula para ajudar a reforçar a lição.

Músicas

Muitos alunos conseguem aprender conceitos difíceis e palavras através de músicas. Adapte alguma música, fazendo uma paródia com os músculos, por exemplo. Ensine a canção para a turma. Quando eles a cantarem, peça que toquem cada músculo enquanto dizem o nome. Aprender a música os ajudará a lembrar dos nomes dos músculos, e apontar para eles em seus próprios corpos os ajudará a não só se lembrarem onde o músculo fica, mas também fará com que aproveitem a aula.

Colagens

Peça para os alunos olharem revistas e jornais e recortarem figuras de músculos voluntários e involuntários. Quando eles terminarem de cortar, peça que façam colagens com os recortes, colocando os músculos voluntários em um grupo e os involuntários em outro. Peça que identifiquem cada grupo. Para estender o projeto, faça com que os alunos nomeiem cada músculo nos dois grupos que fizeram.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível