Nomes de passos de balé

Escrito por rosemary gemmell | Traduzido por rita pacheco
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Nomes de passos de balé
Existem cinco posições básicas no balé (punta de ballet image by Diorgi from Fotolia.com)

O mundo mágico do balé tem encantado plateias por centenas de anos. Dos complexos passos das bailarinas aos saltos mais majestosos dos bailarinos, essa dança exige grande força e resistência. A maioria das posições, saltos e pulos famosos tem nomes particulares, e alguns são realizados em balés específicos. Os nomes dos saltos e danças são franceses, datando da época da corte francesa do século XVII.

Outras pessoas estão lendo

Cabriole

O "cabriole" é um grande salto complicado no qual o dançarino chuta uma perna rapidamente para o lado, para frente ou para trás. O bailarino pula, trazendo a outra perna para encontrar da primeira no ar. O "Illustrated Book of Ballet Stories" (Livro Ilustrado de Histórias de Balé) explica que Albrecht, o personagem masculino do balé Giselle, realiza este salto impressionante repetidas vezes.

Nomes de passos de balé
O salto "cabriole" é frequentemente realizado por bailarinos (danseuse image by pandore from Fotolia.com)

Echappé

Conhecido como um passo de escape, no salto "échappé" o dançarino salta do chão com os dois pés juntos e os separa no ar. O salto termina com os pés separados. Como em todos os saltos de balé, a dançarina parece leve no ar, e muitas vezes, parece suspensa por um momento antes do retornar ao solo.

Nomes de passos de balé
Os saltos de balé exigem muita força (ballet at beach image by chinatiger from Fotolia.com)

Entrechat

O "entrechat" é um salto que começa e termina na quinta posição do balé, com os pés juntos. Durante o salto, a dançarina cruza os pés várias vezes no ar, em um movimento de entrelaçamento. De acordo com o Teatro Americano de Balé, este salto é contado em movimentos de dois a dez.

Nomes de passos de balé
Algumas danças começam e terminam na quinta posição (ballerina image by chinatiger from Fotolia.com)

Jeté

O significado francês literal de "jeté" é "lançado". Neste salto, o dançarino joga uma perna a partir do corpo, enquanto salta de um pé para o outro. "Gran jetés" são grandes saltos onde o dançarino parece fazer uma abertura no ar, e os saltos menores são chamados "petits jetés". A personagem principal feminina em Giselle realiza este tipo de salto algumas vezes enquanto pula na horizontal através do ar.

Nomes de passos de balé
O "jeté" grande é um salto gracioso no ar (ballet silhouettes image by Slobodan Djajic from Fotolia.com)

Pas de Chat

Literalmente significando o "passo do gato", o "pas de chat" é um pequeno salto, onde o bailarino salta muito leve e rapidamente para o lado, de um pé para o outro, com os joelhos dobrados e virados para fora. O exemplo mais famoso é retratado na dança dos quatro cisnes novos no Lago do Cisnes, onde eles fazem 16 dos passos com os braços entrelaçados.

Nomes de passos de balé
O Lago dos Cisnes tem muitos saltos de balé (dancing girl image by DebbieO from Fotolia.com)

Tour en l´air

Muitas vezes realizado pelo bailarino masculino, o "tour en l'air" significa um salto direto para o ar em que o bailarino faz uma volta completa antes de pousar na quinta posição com os pés juntos. Isso pode ser uma volta simples, dupla ou tripla, exigindo grande controle.

Nomes de passos de balé
Bailarinos do sexo masculino precisam de força e controle (male model image by Edward White from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível