Mais
×

O óleo de peixe omega 3 pode causar danos ao fígado?

Os suplementos de ácidos graxos ômega-3, comumente encontrado no óleo de peixe, têm poucos efeitos colaterais ou interações medicamentosas. Apesar das preocupações entre os consumidores e profissionais de saúde, os suplementos de óleo de peixe não são prejudiciais para o fígado.

O ômega-3 tem poucos efeitos colaterais ou interações medicamentosas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Vitaminas solúveis em gordura

Os suplementos feitos a partir de fígado de peixe, tais como óleo de fígado de bacalhau, podem conter concentrações elevadas de vitamina A. Em teoria, a vitamina A extraida do óleo de fígado de bacalhau pode causar problemas ao fígado; tomar apenas doses recomendadas elimina esse risco.

Contaminantes

A carne de certos peixes predadores contém grandes concentrações de mercúrio, chumbo e outros contaminantes. No entanto, essas toxinas são encontradas na carne - e não na gordura - dos animais, portanto, essas preocupações não se aplicam aos suplementos farmacêutico com óleo de peixe.

Os testes de função do fígado

O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos observa que os suplementos de óleo de peixe raramente podem causar breves elevações nos testes de função hepática. No entanto, o aumento é insignificante e não existem problemas graves no fígado associadas ao óleo de peixe.

Considerações

Alguns profissionais de saúde recomendam que pessoas com doença hepática avançada evitem o suplemento por conta de preocupações teóricas.

Evitando riscos

Alguns fabricantes de suplementos oferecem óleo de peixe nas formas destiladas e purificadas, que foram testadas para contaminantes como mercúrio e dioxinas. Os suplementos de alta qualidade são menos suscetíveis de conter compostos que sobrecarregam o fígado.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article