Organismos que metabolizam moléculas orgânicas produzidas por outros organismos

Escrito por victoria martin | Traduzido por joanna riva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Organismos que metabolizam moléculas orgânicas produzidas por outros organismos
Organismos como fungos e microrganismos do solo decompõem matéria orgânica como folhas produzindo um novo solo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ecologistas classificam diferentes organismos baseando-se em seus hábitos alimentares. Organismos como plantas e algas podem produzir seu próprio alimento a partir da luz solar e moléculas inorgânicas como minerais. Autótrofos diferem de heterótrofos, que são organismos que consomem matéria orgânica vinda de outros organismos. Heterótrofos podem ser desde animais a insetos, fungos e bactérias, e ainda podem ser subclassificados como decompositores, que consomem moléculas orgânicas de organismos mortos.

Outras pessoas estão lendo

Ecossistemas

Ecossistemas são os ambientes físicos mais os organismos que vivem neles. Um ecologista considera um ambiente físico como minerais, de nitrogênio e carbono, rochas, montanhas, solo e canais aquáticos. Os organismos que habitam um ambiente consomem elementos inorgânicos do mesmo ou consomem uns aos outros. Isto diferencia os organismos entre autótrofos e heterótrofos. Os limites de um ecossistema geralmente dependem do ponto de vista do observador. Um exemplo é um lago dentro de uma floresta. Você pode olhar especificamente para o lago como o ecossistema ou à floresta inteira, incluindo o lago como uma pequena parte do mesmo.

Autótrofos

Autótrofos são classificados como "produtores primários" na ecologia porque são capazes de absorver elementos do ambiente como dióxido de carbono, hidrogênio e nitrogênio, e criar sua própria comida a partir deles. Eles influenciam o ambiente ao trocar a composição da atmosfera, solo e água. Por exemplo, árvores absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio. Esta é uma função importante que influencia outras formas de vida que não são capazes de realizar esta atividade. Exemplos de autótrofos são árvores, algas e gramíneas.

Heterótrofos

O termo heterótrofo significa "nutrido por outros". Também conhecidos como consumidores, eles dependem de outros organismos para se alimentar, já que não são capazes de produzir a seu próprio alimento. Eles podem consumir autótrofos ou até mesmo outros heterótrofos. Por esta razão, heterótrofos são subdivididos com base no que eles comem. Eles podem ser carnívoros, herbívoros, onívoros ou sapróbios. Herbívoros somente comem plantas, onívoros comem plantas e animais. Carnívoros comem somente outros animais. Sapróbios decompõem e consomem os restos de plantas mortas e animais e, portanto também são conhecidos como decompositores. Heterótrofos podem ser animais, insetos, peixes, bactérias, corais ou fungos.

Decompositores

Sapróbios, ou decompositores, metabolizam as moléculas orgânicas de organismos mortos. Este é um aspecto importante para um ecossistema já que os sapróbios retornam elementos ao ambiente. Estes elementos, como nitrogênio ou água, são lançados no ar, água ou solo, o que os torna disponíveis para consumo pelos autótrofos. Alguns exemplos de sapróbios são bactérias, fungos, mofo, formigas e minhocas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível