Mais
×

Organizações voluntárias idealizadas por famosos

Handout/Getty Images News/Getty Images

Introdução

Estar na mídia, ser famoso, ter todos os passos seguidos. Esta é a rotina de atores, esportistas e cantores famosos. Se forem de Hollywood, então, tudo o que fizerem será divulgado em todo o mundo. Muitas celebridades aproveitam-se desta notoriedade para alavancar causas nobres e em prol dos mais necessitados. Criam fundações e organizações não-governamentais, utilizando sua fama e penetração midiática para levantar fundos e mudar a vida de comunidades em vulnerabilidade social. Confira alguns exemplos emblemáticos de fundações e trabalhos sociais desenvolvidos pelos ídolos do cinema e do esporte de todo o mundo. Informe-se sobre eles e tente ajudar da melhor maneira possível.

Dean Mouhtaropoulos/Getty Images Sport/Getty Images

Fundação Gol de Letra

Os ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo sempre foram ídolos nos clubes que defenderam, no Brasil, Europa e também no Japão. Craques e ainda galãs, eram figuras recorrentes em jornais, revistas e programas de televisão. Mesmo estando fora dos campos, ainda têm os holofotes sobre si. Ambos aproveitaram a notoriedade e fundaram a "Gol de Letra", em 1998. A organização atende jovens de comunidades carentes de São Paulo e do Rio de Janeiro. São mais de mil crianças que têm, gratuitamente, atividades de lazer, esporte e cidadania, entre outras. O objetivo da organização é a transformação social e o destino destes jovens.

David Ramos/Getty Images Sport/Getty Images

Instituto Neymar Jr.

O jogador brasileiro mais badalado do momento também entrou de cabeça no trabalho social. Ele anunciou, em 2013, que criará uma fundação com o seu nome, sediada na cidade de Praia Grande, no litoral paulista. O objetivo é ajudar na formação esportiva de crianças carentes, ensinando-as não só os segredos do esporte em si, mas também incentivando a educação. Um terreno de 840 m² foi adquirido para receber até 300 jovens de 7 a 14 anos. Os trabalhos devem começar em 2014 e o sonho do jogador é atender mais de 10 mil crianças e adolescentes nos próximos anos. Vai fundo, garoto!

Fernanda Calfat/Getty Images Entertainment/Getty Images

Fundação Xuxa Meneghel

A apresentadora Xuxa Meneghel foi uma das artistas mais populares do Brasil nas décadas de 1980 e 1990. Ela explorou esta enorme popularidade em prol dos mais necessitados. Xuxa criou sua própria fundação em 1989, após conhecer uma mulher pobre que atendia 80 crianças carentes. A entidade oferece suporte a milhares de crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro. Os trabalhos se dividem em educação infantil (em horário integral); oficina do saber, com apoio escolar; ações socioeducativas, em horário complementar ao da escola; e ação familiar, onde as famílias das crianças atendidas também recebem amparo.

Imeh Akpanudosen/Getty Images Entertainment/Getty Images

J/P de Ajuda ao Haiti

O ator norte-americano Sean Penn é uma figura conhecida, fora das telas, por se engajar em várias causas de direitos humanos. Nada mais natural, portanto, que ele criasse uma entidade filantrópica. Com sua fama e recursos, idealizou a Organização J/P de Ajuda ao Haiti, da qual é o atual diretor-executivo. O objetivo da entidade é ajudar às milhares de pessoas deste país, devastado por toda sorte de tragédias. O trabalho é duro, afinal esta nação foi atingida nos últimos anos por violentíssimos terremotos, surtos de cólera e outras moléstias graves, além de revoltas políticas. Um trabalho e tanto!

Brendan Hoffman/Getty Images Entertainment/Getty Images

Pitt New Orleans Foundation

O casal de atores norte-americanos Brad Pitt e Angelina Jolie também é conhecido por sua preocupação com as causas sociais. Eles adotaram três crianças de países subdesenvolvidos - Camboja, Vietnã e Etiópia - e ajudam várias entidades. De quebra, também criaram suas próprias fundações. Uma delas é a Pitt New Orleans Foundation, que tem o objetivo de ajudar as pessoas atingidas em 2005 pelo Katrina. O furacão causou destruição em boa parte do sul dos Estados Unidos, mas principalmente nesta cidade da Louisiana. Dezenas de milhares de pessoas ficaram desabrigadas e perderam tudo o que tinham. A ajuda desta importante celebridade é fundamental para que as vítimas tenham um teto, alimentos e dignidade.

Handout/Getty Images Entertainment/Getty Images

Jolie-Pitt Foundation

Esta é mais uma ação beneficente comandada pelo casal Brad Pitt e Angelina Jolie. A fundação, criada em 2003, tem como objetivo erradicar a pobreza nas zonas rurais do Camboja, país do sudeste asiático. A organização atua para melhorar as condições de vida da população, sem destruir o meio ambiente local. A principal ação tem como objetivo incentivar a economia sustentável, de modo que as pessoas beneficiadas possam adquirir renda sem afetar a vida selvagem. Há ainda iniciativas de reflorestamento em várias regiões do país, como nas montanhas Cardamon. A ONG também realiza frequentemente doações de grandes quantias de dinheiro para outras ações sociais, em diversas partes do mundo.

Darren McCollester/Getty Images Entertainment/Getty Images

Pies Descalzos

A cantora colombiana Shakira batizou, com o nome de um de seus discos, a entidade que comanda. Ao todo, são mais de 4 mil crianças e adolescentes atendidos na Colômbia, a maioria deles sofrendo com os efeitos da luta armada nas regiões mais pobres do país. Outros mil jovens são beneficiados pelas atividades conhecidas como "escolas de portas abertas". Já foram construídas unidades em várias cidades, como Soacha, na região metropolitana de Bogotá, além de Quibdó e Barranquilla. Diversas comunidades rurais também recebem o amparo das equipes desta ONG criada pela artista. Sua popularidade tem sido fundamental para divulgar os esforços em todo o mundo.

Michelly Rall/Getty Images Entertainment/Getty Images

Oprah Winfrey Leadership Academy for Girls

Sempre cotada em qualquer lista de mulheres mais influentes do mundo – ao lado de líderes políticas como Angela Merkel e Hillary Clinton – a apresentadora norte-americana Oprah Winfrey sempre divulgou causas nobres. Por meio de seu badaladíssimo talk show, ela mostrou por anos as ações de diversas entidades. Até que resolveu criar a sua. Fundada em 2007, a ONG criou uma escola na cidade de Henley on Klip, próxima de Johanesburgo, na África do Sul. Mais de 150 meninas em situação de vulnerabilidade social são atendidas, recebendo educação e atendimento médico. Essa importante ação, em um país com os maiores índices de desigualdade social, ganhou amplo espaço na mídia.

Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Eastern Congo Initiative

Outra importante ação para atender a pessoas carentes na África, a "Eastern Congo Initiative", foi fundada pelo ator norte-americano Ben Affleck. A ONG atua na República Democrática do Congo (antigo Zaire), um dos países com os piores índices sociais do continente e que sofreu por anos com conflitos armados em seu território. As ações são amplas, em parceiras com o poder público e também com entidades privadas. Desta forma, são realizadas políticas de educação, saúde e cidadania. São atendidas famílias que sofrem com as péssimas condições de vida do país. Assim como nas iniciativas anteriores, a fama do ator, que dirigiu o filme "Argo", premiado com o Oscar de Melhor Filme em 2013, tem sido de grande ajuda na divulgação.

Kevin Winter/Getty Images Entertainment/Getty Images

Not on Our Watch

A Not on Our Watch é uma entidade criada por um grupo de atores hollywoodianos, como Don Cheadle, Matt Damon e George Clooney (foto). A ONG promove ações humanitárias em locais atingidos por tragédias naturais ou conflitos armados. Desabrigados, famintos, doentes e exilados estão entre as pessoas que recebem ajuda. Uma de suas principais ações é atuar em países em guerra, para impedir o massacre de populações civis inocentes. As ações mais recentes têm ocorrido nos países africanos, como Sudão e Zimbábue e na Ásia, especialmente em Mianmar. A organização conta até mesmo com imagens de satélite para monitorar e tentar impedir atrocidades.