Como organizar livros em uma biblioteca de uma escola fundamental

Escrito por erin schreiner Google | Traduzido por thaís silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como organizar livros em uma biblioteca de uma escola fundamental
Organize os livros para facilitar o acesso dos alunos (Books image by JenJen from Fotolia.com)

O acesso aos materiais de leitura de alta qualidade e apropriados para determinadas idades é fundamental para garantir o desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos. Ao montar uma biblioteca cheia e com uma organização lógica, uma escola fundamental pode aumentar as chances dos alunos lerem regularmente e construírem suas habilidades literárias. Existem várias maneiras com as quais você pode organizar a biblioteca da escola para assegurar que os alunos possam acessar facilmente o material de leitura que seja apropriado e de interesse deles. Escolha um método para criar um sistema coeso de organização em sua primeira biblioteca.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Organize por nível de leitura

  1. 1

    Determine o nível de leitura de cada livro. Essa informação pode ser encontrada perto do código de barras de muitos livros para crianças. Procure um número marcado com um "NL" para nível de leitura ou "Idades" que indica para quais idades o livro foi escrito.

  2. 2

    Disponha os livros do nível de leitura mais baixo ao mais alto para criar uma hierarquia de dificuldade.

  3. 3

    Coloque os livros de nível de leitura mais baixo nas prateleiras de baixo e trabalhe subindo. Os alunos nesse nível serão provavelmente os alunos menores e mais jovens. Ao colocar os livros desse nível perto do chão, você assegura que esses leitores inexperientes terão acesso preparado para ler esses materiais no nível deles. Os alunos mais altos que provavelmente terão um nível de leitura maior, serão capazes de pegar os livros das prateleiras de cima.

    Organize por gênero

  1. 1

    Determine o gênero de cada livro. Leia a parte de trás de cada livro para saber em qual gênero ele se encaixa de forma mais apropriada.

  2. 2

    Disponha-os de acordo com esses gêneros, agrupando os livros de mesmo tipo. Empilhe os livros em montes com outros livros do mesmo gênero.

  3. 3

    Dedique uma prateleira para cada gênero. Coloque os livros empilhados juntos na prateleira de modo que todos os livros que se encaixam em cada gênero fiquem próximos na biblioteca.

  4. 4

    Rotule as prateleiras para que os usuários da biblioteca possam encontrar facilmente os livros de um gênero que os interessam. Use fontes grandes para nomear as prateleiras. Isso permite que o aluno vá rapidamente ao gênero que o interessa quando ele estiver procurando por livros na biblioteca.

    Organize de acordo com a classificação decimal de Dewey

  1. 1

    Determine o número decimal de Dewey de cada livro. Nesse sistema, cada livro tem um número único baseado tanto no seu gênero quanto na identificação de informações que incluem o título e o autor. Para determinar a classificação decimal de Dewey de um livro, você pode tanto procurar o livro em um catálogo de uma biblioteca do seu bairro ou comprar um dos sistemas de classificação decimal, disponibilizado pela Online Computer Library Center (Base online de dados das bibliotecas).

  2. 2

    Rotule os livros com o número decimal usando etiquetas e fita adesiva. Para assegurar que o livro será facilmente identificado, coloque a etiqueta tanto na dobra do livro quanto na capa.

  3. 3

    Disponha os livros por número decimal, começando da última prateleira da esquerda e indo para as prateleiras de cima. Coloque seus livros etiquetados em ordem numérica para que elas possam ser acessados facilmente pelos alunos que querem utilizar a biblioteca.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível