×
Loading ...

Como organizar uma mostra de filmes

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma mostra de filmes é uma chance de exibir o trabalho de um diretor famoso ou reunir películas de conteúdo temático semelhante. Embora tenham saído de cena por algum tempo, esses encontros estão se tornando cada vez mais populares, como uma forma de atrair o público para os cinemas. A chave para um evento bem-sucedido é optar por uma abordagem única, disponibilizando algo novo para o público.

Instruções

Uma mostra de filmes é uma ótima desculpa para exibir filmes originais de alta qualidade (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Escolha um tema para sua mostra. Pode ser uma coleção de filmes de um único diretor famoso ou grupo de filmes acerca de tema específico. Tente escolher trabalhos que as pessoas geralmente não teriam acesso em outro local (como a internet) se não em um cinema.

    Loading...
  2. Contate um cinema para solicitar informações sobre o custo e a possibilidade de alugar uma sala por um dia ou noite. Tente encontrar estabelecimentos que apoiem o cinema independente; eles normalmente estão mais abertos a uma programação de filmes clássicos. Se houver um festival de cinema na cidade, procure saber se os organizadores estão em busca de ideias para organizar a exibição.

  3. Entre em contato com uma distribuidora de filmes. Elas terão arquivos em 35 mm de muitos títulos, embora sejam mais dispendiosos. Elas também venderão seus direitos de exibição, se estiver planejando usar outros formatos, como um DVD.

  4. Verifique em uma midiateca se há rolos de filmes originais. Muitas bibliotecas ou instituição culturais públicas possuem filmes no formato 16 mm, que podem propiciar uma experiência bastante autentica ao público.

  5. Encontre patrocinadores no comércio local que possam financiar o evento ou serviços de bufê que se proponham a organizar um almoço ou jantar em troca de divulgação. Economize escolhendo apenas alguns filmes para exibir no formato de 35 mm, preferivelmente ao final da mostra.

Loading...

Dicas

  • Certifique-se de que você detém os direitos dos filmes que estará exibindo, ou poderá ser multado.
  • Cerque-se de recursos. Contacte diferentes cinemas e patrocinadores.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...