Como fazer painéis em Mangá

Escrito por william hall | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer painéis em Mangá
Página de Naruto

Painéis são usados em mangá para dar estrutura e estabelecer o ritmo da história. Ao criar um, você basicamente está criando uma moldura para conter uma ação. Embora a criação em si seja bastante simples, o processo de decidir a melhor forma de emoldurar a ação pode ser um pouco mais exigente.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Roteiro de mangá
  • Papel
  • Lápis para desenho
  • Régua

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Leia o roteiro do mangá que irá desenhar, pois ele será a planta que irá modelar seus painéis; se estiver fazendo um mangá tradicional, considere construir a página com a ordem dos painéis indo da direita para a esquerda.

  2. 2

    Decida que sensação você quer transmitir, uma vez que o gênero e o estilo de escrita pode determinar como você monta seus painéis. O mangá é uma comédia, um mistério ou ambos? Vai haver muita tensão ou é mais direto? É direcionado ao público em geral ou será de vanguarda?

  3. 3

    Lembre-se de que há seis transições básicas entre painéis em quadrinhos: "Momento a momento" mostra algo acontecendo em um instante (Painel 1: Homem está olhando para a frente. Painel 2: Homem olha por cima do ombro). "Ação a ação" é semelhante, mas demonstra que algo mais físico aconteceu (Painel 1: Homem dá um soco em um saco de pancadas. Painel 2: Homem dá um gancho direito no saco de pancadas). "Assunto a assunto" mostra que um espaço curto de tempo se passou entre painéis (Painel 1: Homem ajusta as cordas em seu violão. Painel 2: Homem toca o violão). "Cena a cena" mostra uma mudança de local ou que um longo período de tempo se passou (Painel 1: Mulher caminha pelo corredor de um prédio. Painel 2: Um carro estaciona em frente ao prédio). "Posição a posição" mostra algo do ponto de vista de um personagem (Painel 1: Mulher olha para cima. Painel 2: Um ventilador de teto está pendurado sobre a mulher [sob o ponto de vista dela]). Chama-se "conclusão ilógica" a transição que aparentemente não se comporta de forma coerente (Painel 1: Mulher senta em uma cadeira. Painel 2: Leoa caça uma gazela).

  4. 4

    Determine o estilo do painel. Se houver uma cena onde seis pessoas estão em um ambiente, você geralmente vai preferir colocá-los em um longo painel horizontal para dar à cena um visual mais panorâmico. No entanto, se quiser dar uma sensação mais claustrofóbica, pode inserir os seis personagens em um painel vertical. Para estabelecer tomadas e entradas dramáticas de personagens, crie um painel que ocupe grande parte (se não todo espaço) da página.

  5. 5

    Estime os tipos de tomada que pode usar. Se uma cena pedir um "close-up" muito próximo, este painel não tomará muito espaço da página. Se uma cena exige uma tomada em grupo (onde um grupo de personagens está reunido), você pode, talvez, fazer um painel médio. Além disso, a "câmera" não precisa estar focada diretamente no grupo. Eles podem estar sendo vistos de um determinado ângulo ou até estar de costas para a "câmera".

  6. 6

    Retrate cenas dinâmicas com menos e maiores painéis. Se estiver desenhando uma grande sequência de ação que irá durar algumas páginas, use apenas dois ou três painéis por página. Desta forma a ação terá um ritmo acelerado, mas o leitor terá a oportunidade de sentir a intensidade. Se estiver armando o clima para uma sequência de ação, use pelo menos, de três a seis painéis (se possível, mais) por página para servir como "contagem regressiva" para a emoção.

  7. 7

    Use painéis médios (quatro a seis por página) para ilustrar conversas. No mangá, é muito importante ilustrar o momento, seja dois personagens conversado ou um personagem sozinho, pensando. Uma conversa em quadrinhos ocidentais seria feita em duas páginas com seis painéis cada, enquanto uma conversa em mangá pode durar oito páginas com quatro painéis cada.

  8. 8

    Decida o que não é necessário no painel. Não é porque o roteiro pede um "close-up" que você precisa fazer um painel médio com o rosto do personagem encarando o leitor. Você pode desenhar um painel pequeno que mostre apenas o lado esquerdo do rosto, dando ao leitor a oportunidade de completar o painel com a imaginação.

  9. 9

    Desenhe seus painéis usando uma régua para que fiquem bem definidos e alinhados. O painel mais básico é um retângulo simples: duas linhas paralelas conectadas por duas linhas verticais.

Dicas & Advertências

  • Antes de desenhar qualquer coisa, alguns artistas dividem um painel em três porções horizontais e verticais. Então, usam essas intersecções como guias para enquadrar os principais pontos de foco da cena.
  • Desenhe com um pequeno pedaço de folha de caderno embaixo de sua mão para evitar borrões.
  • Lápis H (de grafite duro) funcionam melhor para rascunhos iniciais, enquanto os de grafite B (de ponta macia) são melhores para preencher as linhas.
  • Não use o mesmo tamanho/posição de painel para todas as cenas, pois isso se torna enfadonho muito rápido. Experimente com diferentes formas geométricas, como pentágonos ou círculos. Além disso, não acumule toda a ação dentro do painel. Muitas vezes, uma mão pode alcançar a margem da página ou um personagem pode posar em primeiro plano na página, com quatro painéis por trás dele no fundo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível