Países que oferecem ensino superior gratuito

Escrito por wendy morgan | Traduzido por ana carolina fernandes
Países que oferecem ensino superior gratuito
Alguns países oferecem ensino superior gratuito em suas universidades (school image by horacio villamonte from Fotolia.com)

Aqueles que quiserem estudar no exterior podem estar qualificados a conseguirem ensino superior gratuito. Alguns países europeus e escandinavos, onde os custos são muitas vezes financiados por impostos estaduais, oferecem graduação gratuita para estudantes internacionais que cumprirem todos os requisitos. Outros custos devem ser levados em consideração, mas a maioria das despesas educacionais é gratuita.

Finlândia e Noruega

Na Finlândia e na Noruega, os custos educacionais, como mensalidade, materiais e taxas de inscrição, são inexistentes para a maioria dos cursos em que o meio de instrução é em Inglês. No entanto, os futuros alunos devem levar em consideração que os custos de vida na Noruega, por exemplo, são mais altos do que em muitos outros países. Assim, embora as aulas sejam gratuitas, o custo de vida certamente deve ser levado em conta. Universidades gratuitas de ensino superior nesses países incluem Abo Akademi University, Universidade de Helsinki, e Universidade de Joensuu, na Finlândia, assim como da Universidade de Bergen e da Universidade de Oslo, na Noruega.

Alemanha

A Alemanha é outro país com universidades sem custo. Muitas instituições de ensino da Alemanha, como a Universidade de Stuttgart, cobram pouco ou nenhuma taxa mensal para os estudos internacionais, desde que os alunos provem através de exames que estão qualificados para o programa. Embora as aulas sejam gratuitas, as taxas de inscrição, livros e educação muitas vezes não são. O alto custo de vida também deve ser levado em consideração.

Suécia

A Suécia, assim como a Finlândia e a Noruega, ofereceu durante anos cursos gratuitos para o ensino universitário - até 2011, quando o governo sueco aprovou uma lei para introduzir mensalidades e taxas de admissão para estudantes internacionais. Em vez de ser gratuito para esses alunos, eles são compensados com bolsas de estudo baseadas em necessidade e mérito acadêmico.

Irlanda

Os candidatos para os cursos de ensino superior na Irlanda podem conseguir dispensar os custos de matrícula, se estiverem qualificados para o Free Fee Scheme, um programa que oferece cursos gratuitos para alunos potenciais. Para se qualificar para este programa, o aluno deve ser um residente da Europa, não pode ter se inscrito em um programa de graduação em qualquer faculdade ou universidade e deverá se inscrever em cursos por um período mínimo de dois anos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível