Conhecimento

Papéis do professor dentro da sala de aula

Escrito por jennifer vanbaren | Traduzido por mayara leal
Papéis do professor dentro da sala de aula

Um professor tem muito mais funções do que apenas passar informações para seus alunos

school image by horacio villamonte from Fotolia.com

Os professores desempenham um papel vital na vida dos alunos em suas salas de aula. Eles são conhecidos por sua responsabilidade de educar os estudantes, que são colocados a seus cuidados. Além disso, os professores possuem muitos outros papéis. Eles determinam o tom de suas salas de aula, constroem um ambiente acolhedor, são mentores, promovem o conhecimento, tornam-se modelos e prestam atenção em sinais de problemas.

Outras pessoas estão lendo

Ensinando conhecimento

O papel mais comum que um professor exerce na sala de aula é o de ensinar o conhecimento às crianças. Eles recebem um currículo que atende às diretrizes estaduais. Este currículo é seguido pelo professor para que, ao longo do ano, todo o conhecimento pertinente seja transferido para os alunos. Esses profissionais ensinam de muitas maneiras como, por exemplo, montando palestras, preparando atividades em pequenos grupos e atividades práticas de aprendizagem.

Criando o ambiente da sala de aula

Os professores também desempenham um papel importante na sala de aula quando se trata do ambiente. Os alunos, muitas vezes, imitam as ações de um professor. Se o educador prepara um ambiente aconchegante e feliz, os alunos provavelmente serão mais alegres. O clima definido pelo professor pode ser positivo ou negativo. Se os alunos sentem que ele está com raiva, podem reagir negativamente a isso e, portanto, a aprendizagem pode ser prejudicada. Os professores são responsáveis ​​pelo comportamento social em suas salas de aula. Este comportamento é, principalmente, um reflexo de suas ações e do ambiente que ele define.

Seguindo o modelo

Os professores, geralmente, não pensam em si mesmos como modelos, no entanto, inadvertidamente, eles são. Os alunos passam uma grande parte do tempo com o educador e, portanto, ele se torna um modelo para eles. Este pode ser um efeito positivo ou negativo, dependendo do professor. Estes profissionais estão lá não só para ensinar as crianças, mas também para amar e cuidar delas. Os professores são tipicamente muito respeitados por pessoas da comunidade e, portanto, se tornam um modelo para alunos e pais.

Orientação

Orientar é uma função natural assumida por professores, independente de ser intencional ou não. Isto também pode ter efeitos positivos ou negativos sobre as crianças. Orientar é a maneira de um professor incentivar seus alunos a se esforçarem para ser o melhor que podem. Isso inclui também incentivá-los a gostar de aprender. Parte da orientação consiste em ouvir os alunos. Ao gastar tempo ouvindo o que eles têm a dizer, os professores dão aos alunos um sentimento de posse na sala de aula. Isso ajuda a construir a sua confiança e incentiva o aluno a querer ser bem-sucedido.

Sinas de problema

Outro papel desempenhado pelos professores é o de protetor. Educadores são ensinados a procurar por sinais de problemas nos alunos. Quando percebem mudanças comportamentais ou sinais físicos de abuso, os professores são obrigados a procurar pelo problema. Eles devem seguir certos procedimentos quando se trata do acompanhamento de todos os sinais de problemas.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media