Partes de um computador

Escrito por aurelio locsin | Traduzido por ritaciro cavalcante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Partes de um computador
Aqui você pode ver o gabinete e o monitor de um PC (Computer image by Haris Rauf from Fotolia.com)

Os computadores são capazes de organizar as informações empresariais, gerenciar orçamento familiar, prover entretenimento e diversão e nos conectar com o mundo. Em resumo, é impossível imaginar a vida moderna sem estas maravilhas tecnológicas. No entanto, o computador não é um aparelho de uma peça, é um sistema com várias partes.

Outras pessoas estão lendo

Gabinete

O gabinete do computador é geralmente o que imaginamos sobre um computador. Ele contém, no mínimo, a CPU (Unidade Central de Processamento), uma série de circuitos eletrônicos que agem como o cérebro da máquina.

Disco rígido

O disco rígido (HD, em inglês) é um dispositivo de gravação permanente de dados, que preserva informações em seu disco mesmo depois de desligado o computador. Eles são geralmente guardados dentro do gabinete, mas existem HDs externos, conectados por um cabo. O preço dessa peça está constantemente em queda, o que deixa mais barato comprar um computador com baixa capacidade e adicionar um disco maior posteriormente.

Dispositivos de entrada

Dispositivos de entrada são usados para prover dados ao sistema. Exemplos comuns são o teclado, para criar texto, e o mouse, para mover e ativar ícones em um ambiente gráfico. Para multimídia, há a webcam, capaz de gravar fotos e vídeos, e o microfone, para transmitir comunicações em áudio.

Drives de CD e DVD

Drives de CD e DVD são, geralmente, acoplados ao gabinete, e permitem a transferência de informações através do uso de mídia física. Geralmente, os CDs tocam música e os DVDs reproduzem vídeos. No entanto, ambos os discos podem guardar arquivos e documentos, uma vez que um drive comum pode não apenas ler dados, mas gravá-los também.

Monitor

O monitor é a tela pela qual recebemos a informação visualmente, que pode ser em texto, imagens ou vídeo. Existem os tipos CRT (Tubo de Raios Catódicos) e LCD (Tela de Cristal Líquido). Este dispositivo externo é controlado pela placa de vídeo, uma peça que se encontra dentro do gabinete.

Alto-falantes

Alto-falantes projetam dados em áudio, como músicas dos CDs, sons de jogos e a voz de um chat de Internet. Eles podem vir integrado ao gabinete ou ao monitor, mas os melhores geralmente são soltos e podem ter um amplificador, múltiplas caixas e um subwoofer. Requerem uma placa de som, localizada dentro do gabinete.

Impressora

Uma impressora cria versões físicas de dados do computador, em cores ou em branco e preto. Estes dados podem vir de texto escrito em programas de processamento de texto, fotos de câmeras digitais e projetos de arte criados em programas gráficos. As impressoras de jato de tinta são baratas no começo, mas com o tempo exigem cartuchos caros. As impressoras a laser são mais rápidas e mais caras, a princípio, mas seus cartuchos duram mais e você economiza na impressão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível