Passo a passo para técnica rústica

Escrito por sarah tidwell | Traduzido por clara lee
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Passo a passo para técnica rústica
Dê um ar rústico a móveis e objetos de decoração (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Fazer com que móveis ou artesanatos tenham um ar rústico acrescenta personalidade e conta pontos na decoração. Comprar estas peças antigas pode custar bastante dinheiro, enquanto que fazer com que pareçam rústicas tem um bom custo-benefício e os materiais novos proporcionam uma vida mais longa a elas. Você pode realizar a técnica rústica tanto em madeira como em metal, mas cada uma requer diferentes etapas.

Outras pessoas estão lendo

Preparo

Envelhecer propositalmente os materiais antes de realizar o projeto é a maneira mais eficaz de dar um ar rústico para todas as partes do móvel ou artesanato. Esta técnica é especialmente importante se você planejar usar tanto o metal como a madeira em um único objeto. Devido ao fato das técnicas rústicas necessitarem de ao menos alguns dias para mostrar os resultados, fazer a preparação cerca de uma semana antes da data em que queira completar o projeto garantirá que todos os componentes estejam devidamente envelhecidos.

Madeira

Muitos objetos de madeira antigos têm uma série de diferentes camadas de cores de tinta aparentes na superfície. Logo, você pode escolher reproduzir esse estilo ou usar uma única cor. Pinte algumas camadas de tinta, permitindo que cada uma seque antes de adicionar a outra. Usar tons mais escuros, como vermelhos e azuis em vez de amarelos e verdes dará um visual melhor ao projeto final. Lixe toda a peça de madeira, enfatizando as bordas Isso serve para criar um visual desgastado e vários remendos ao redor dela, trazendo à tona algumas das cores de tinta subjacentes. Adicione uma camada de verniz sobre cada uma das partes e deixe-a secar antes de adicionar uma outra. Alguns artesãos usam uma corrente para bater no pedaço de madeira antes de passar o verniz. Esta técnica cria marcas de envelhecimento e entradas que permitem que o verniz seja absorvido e melhore a aparência rústica.

Você pode realizar os procedimentos com a lixa, a corrente e o verniz na madeira sem a pintura. Pelo fato de não haver cor por baixo, passar algumas camadas de verniz irá eliminar visual de novo da peça. Lixar a madeira revestida com verniz, concentrando-se em algumas áreas, acrescentará a ela pontos de envelhecimento com aparência natural.

Metal

Fazer com que o metal pareça rústico não exige tantas etapas quanto a madeira. No entanto, você usará soluções semi-tóxicas. Por isso, previna-se usando luvas e trabalhe em uma área bem ventilada para evitar inalar os vapores. É importante a utilização de metais não tratados para que a solução possa atingir.

Para enferrujar o ferro não tratado ou o estanho, despeje peróxido de hidrogênio em um frasco de spray vazio. Você aplicará o spray no metal generosamente, então coloque peróxido suficiente no frasco para poder fazer a aplicação no objeto algumas vezes. Forrar o espaço com jornal ou outro material descartável vai ajudar a proteger seu local de trabalho. Passe o spray no metal generosamente, abrangendo todas as áreas e, imediatamente, polvilhe com sal. A vantagem desta técnica rústica é que você pode adicionar ou diminuir o sal para obter diferentes resultados de ferrugem. Quando a solução secar, limpe cuidadosamente o sal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível