Patins tradicionais x in-line

Escrito por eilla kat | Traduzido por ana simoes
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Patins tradicionais x in-line
Exercitar-se com patins in-line requer mais esforço que com os tradicionais (Creatas/Creatas/Getty Images)

Há vários tipos de atividades sobre patins que são boas tanto para crianças quanto para adultos. Duas das mais populares são realizadas com os patins tradicionais e com os in-line, também conhecidos como rollerblades. Apesar desses dois exercícios serem parecidos, pois ambos consistem em deslizar sobre rodas presas aos pés, eles diferem no design do equipamento, na técnica de frear, no próprio estilo de patinar e nos benefícios que trazem para a saúde.

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Design do equipamento

A principal diferença entre os patins tradicionais e os in-line é a forma como as rodas são presas à bota. Os patins tradicionais possuem quatro rodas, sendo duas na altura dos dedos e duas na direção do calcanhar. Já os patins in-line possuem de três a cinco rodas presas à bota, alinhadas desde a altura dos dedos até o calcanhar. Enquanto o desenho das rodas em patins tradicionais parece um quadrado, as rodas nos patins in-line são posicionadas em linha, o que lembra a lâmina dos patins para o gelo.

Técnica para frear

Nos patins tradicionais, o freio é preso na parte da frente de cada bota. Basta fazer força para baixo com o pé dominante, que o freio entra em atrito com o solo e diminui a velocidade. Ao contrário dos patins tradicionais, os in-line possuem freio traseiro que requer que a pressão seja feita com o calcanhar. Para isso, é só elevar a frente dos pés.

Estilo de patinação

Por possuírem desenhos diferentes de rodas, patins tradicionais e in-line resultam em diferentes estilos de patinação. O alinhamento quadrado das quatro rodas dos patins tradicionais ajuda a manter o patinador em equilíbrio, mesmo sem muita velocidade. O estilo de patinação é perfeito para coreografias e para as competições de estilo livre. O alinhamento reto das rodas dos patins in-line é desenhado para ajudar no aumento da velocidade e produzir curvas fechadas, sendo perfeito para competições de velocidade e atléticas, como o hóquei de rua.

Benefícios para a saúde

De acordo com a WellSphere, tanto os patins tradicionais como os in-line são reconhecidos e recomendados pela American Heart Association (Associação Americana do Coração) como esportes aeróbicos. Exercitar-se em patins tradicionais é benéfico à saúde. Contudo, quanto mais rápido você patinar, mais calorias irá queimar, o que faz com que os patins in-line sejam superiores ao tradicionais no propósito de melhorar a saúde. Por exemplo, o número de calorias queimadas a 10 km/h é de 350 e a 16 km/h, 600.

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